Boas vindas

Que todos possam, como estou fazendo, espalharem pingos e respingos de suas memórias.
Passando para as novas gerações o belo que a gente viveu.
(José Milbs, editor)

14.6.10

WALTAIR FERNANDES PINTO, O ENFERMEIRO DO PU QUE TINHA UMA VISÃO FUTURISTA BEM Á FRENTE DE SEU TEMPO

(Quando exerceu o mandato de Vereador Waltair sempre lutou para que se fizesse a Restauração do "Palácio dos Urubús" que, por ironia do destino, despencou definitivamente,na última semana)


Trabalhamos juntos no Ministério da Saúde no antigo PU de Macaé. Waltair dava seu plantão, nas 4as feiras e, na enfermagem, sempre elegantemente dentro de seu bem engomado jaleco branco, era requisitado como um dos melhores no trato com os segurados. Gostava de politica. Recordo que sua chegada à Macaé se deu no início dos anos 60 e se tornou muito popular.
Estudou no "Colégio Estadual Luiz Reid" e conheceu Ilma Barreto, a filha mais querido do seu José da Cunha Barreto e Dona Ilda. Ilma, uma menina tímida e muito bonita formou com Waltair um par ideial. Juntava-se, ali, o recatamento com a fala solta. Como a gente fazia parte da mesma geração este assunto bailava sempre ns conversas. A cidada vivia a intensidade bela de suas ruas cheias de gente que se conhecia no cumprimentativo de transeuntes e famílias antigas...
A cidade era pacata. As pessoas iam e vinham na Rua Principal, local de encontro que, especialmente nas 3a. feiras e nas 5as, se enchiam para a frequência dos cimenas.
As 3as. era para as Sessões Colossos, com Faroeste e Séries. Nas 5as., em duas Sessões, haviam os chamados "bons filmes" onde a Classe Média gostava de ir. Eram os pais que levavam as filhas e estas, surtivamente, "guardavam o lugar" para os seus namorados que esperavam as luzes se apagaram para sentarem-se. Neste Escurinho do Cinema" muitas mãos foram dadas e muitos casamentos foram realizados na bucólica cidadezinha de Macaé, Norte do Estado do Rio de Janeiro. Veja texto em http://orebate-josemilbs.blogspot.com/2007_08_01_archive.html
Nas 3as., nos Faroestes e nas Séries a frequência era popular. Gente que ia para torçer pelos bandidos, galeras dos Bairros periféricos que iam "jogar pedra na "Aguia" da Paramont e fazê-la voar"; avisar aos bandidos, em gritos frenéticos, que o mocinho esta a espreita. Um pandemônio que obrigava os lanterninhas a acenderem rostos e flagarem muitos namoros avançados que nada tinha a haver com a bagunçada.
Fervilhava na Região uma briga politica entre o Govêrno do Estado de um lado e do outro um forte grupo político local. Era a tempo em que governava a cidade o seu primeiro prefeito Gay. Veja em http://www.intercom.org.br/papers/sipec/ix/trab44.htm
Aí que entra a perspicácia futurista de Waltair Fernandes Pinto. Vendo que a cidade tinha apenas movimentação às 3as e 5as. ele procurou os proprietários dos dois únicos cimenas e fez proposta: Alugaria às 4as o Cine Santa Izabel e as 6as. o Cine Taboada. Discutiu preço bem baixo com os donos e, pasmem, encheu as duas casas com filmes bons que ele, conseguia, não se sabe donde.
Não foi só neste campo que atuol o liderança de Waltair. Fundou várias Associações de Moradores e ainda, devido ao seu carisma pessoal e alegre, foi o Vereador mais votado na Barra do Rio Macaé, desbancando seculares coronéis do voto.
Deixou 3 filhos que honram a história da vida macaense. Waltair Filho, Leonardo e Ilda. Assim como ele fez parte atuante de minha geração os seus filhos fazem parte na dos meus.
E o "Barco da Vida continua sendo remado nas Ondas Dominadas e Poluídas de Imbetiba e, a nossa história, fica mais triste com as perdam que se sucedem...
Waltair lutou muito pelo Bairro da Barra do Rio Macaé em por último pela Associação de Moradores do Novo Cavaleiro onde residia.
Em nome de toda a equipe de colunistas de "O REBATE"" envio aos seus filhos as condolências.
Pelo nosso convênio com o GOOGLE eternizamos, hoje,o nome de Waltair Fernandes Pinto em todas as "buscas da Internet" com o dever de fazer justiça a esta vida simples que muito pensou e viveu "Macaé"...
José Milbs de Lacerda Gama, editor )

Nenhum comentário: