Boas vindas

Que todos possam, como estou fazendo, espalharem pingos e respingos de suas memórias.
Passando para as novas gerações o belo que a gente viveu.
(José Milbs, editor)

6.12.09

Dedico este lindo texto aos meus amigos que buscam erros em meus textos. Continuo achando que fico com a criatividade que brota em mim ...

( A foto que ilustra este texto é do Waldyr Tavares, grande companheiro e um de suas visitas ao Sitio. Sombreado pela Palmeira Imperial que me foi doada a 30 anos pelo primo Ruy Pinto da Silva e plantada pelo meu filho Luís Cláudio e Serginho Correa da Silva nos anos 80 )
Acontecências de uma inspiração num dia final de tempestada no "Sitio Estância Vista Alegre", atual RANCHO O REBATE, onde moro. Hoje, 10 anos da morte de minha mãe Ecila vejo quanta falta este jovem mulher de 80 anos está fazendo...
Meus irmãos, Ivan Sérgio, Djecila Maria e Antero Gallo que o digam, em São Paulo, onde residem e viveram com ela os seus últimos momentos...

José Milbs de Lacerda Gama

O Cotonete Azul e a Nova Democracia o Mundo Virtual e suas nuancias...

Uma viagem ao redor da mente.
Saber de sua abertura e existência...
Olhar o velho mundo se distanciar.
Saber do belo ...
Ouvir a voz do vento...
O murmúrio do passarinho...
Viver.
Saber da vida...
(José Milbs)


1

Estava com o computador ligado. Correndo atrás de leitores virtuais para o teimoso O REBATE on-line que edito no www.jornalorebate.com Às vezes tentando entender a alienação que, a maioria das pessoas que usam o orkut, deixa a mostra. Imaginando poder entrar e lançar alguma semente, sei lá, fazer a geração que fica trocando figurinhas sem carimbo ou sem sentido nenhum de vida, sem pensar numa mudança social,momento em que recebo o telefonema de meu editor no Jornal AND. O mestre Moreira Chumbinho, sempre atendo aos padrões gráficos, me avisa, com sua voz que sonoriza carinho, afeto e companheirismo:

- Milbs, no máximo 12 mil toques. Lá vou eu, teclando e contando, já que esqueci de fazê-lo como a Ana Lucia me ensinou.

Tentarei atender o desejo de meu companheiro e editor de A Nova Democracia, dando uma visão dos últimos momentos de minha vida ocorridos no computador com a presença de pessoas que não via o rosto mais tentava ver a alma. Pessoas de todo lugar do universo e planeta e que ficam nas manhãs, tardes e noites em busca de uma companhia. Gente simples, gente diferente em idéias; Algumas até arrogantes. Muitas verdades, muitas mentiras e muitas frustrações no decorrer de um tempo que vivi e gostei de conhecer.

Parece que o distanciamento do mundo real, com suas violências e maldades, fazem com que a busca do desconhecido se torne uma maneira de se sentir liberado na proteção que a tela do micro fornece.

A alegria de um encontro marcado por “oi” e “oiee” se faz presentes na forma mais sutil que se pode ter quando se inicia uma conversa longa e curiosa. De um lado um e do outro outro. Ambos se pesquisando em busca de verdades, às vezes escamoteadas e escondidas.

Fotos que chegam, fotos que vão. Algumas são do próprio que tecla e outras não. A formatação da verdade fica por conta do desejo de cada um na escolha de sua própria verdade. As idades são ditas na medida em que não seja preciso escamotear e, ‘a cidade de onde teclas' fica a critério de cada um. Você pode morar em Brasília e dizer que esta em Santarém no Pará ou em Conceição do Coité na Bahia.

Faz parte desde jogo de sedução virtual a descoberta da verdade das teclas. Elas, as teclas, são emissoras de energias que os dedos levam de maneira que, com o tempo as pessoas vão se tornando amigos de forma a se transformarem, em objeto de saudades, quando nas ausências em salas e nos programas do tipo irc, msn e icq e hoje o orkut...

Acostumado que fui às artimanhas e a sutileza do mundo real, jamais podia imaginar que as belezas ocultas nas teclas e nas figuras virtuais pudessem vir se tornar um maravilhoso mundo de experiências novas. As salas de bate-papo, as idas e vindas ao icq foram cimentando uma experiência de valores que se tornaram mais intensas na medida em que o forjamento de amizades vão se alastrando no formato que o mundo virtual nos proporciona.

2

Vagando nas noites nos canais do Mirc, indo, quase como um navegante errante por portos desconhecidos, aportei em cidades que nunca imaginaria ir e onde conheci centenas de pessoas que, no anônimo de suas teclas, foram se tornando amigos e, muitos até confidentes. A vida virtual, quando você se torna conhecido e esperado estar on-line, se transforma em locais de encontro como se houvesse uma forte maneira de trazer a baila às saudades de dias anteriores que ficaram gravados no éter das memórias dos computadores e dos micros espalhados por este mundo afora.

Rio de Janeiro, Limeira, Manaus, Itaituba, Belém, Rondônia, Garanhues ficam sendo viagens que a gente faz como se tivesse ido a esquina ou ao quintal. As amizades de multiplicam na formatação de pessoas e idéias onde não existe a deletação e, as fixações das teclas, voltam e se cristalizam na fortificação de amizades eternizadas pelo afeto.

Embora exista a rapidez da comunicação, as amizades demoram. Elas fazem parte de um trabalho minucioso de fatores que começam nas verdades existentes de ambos os lados até que, formado o elo da confiança deixar-se levar até ao ponto de fornecimento de e-mails, números de telefones e acionamento em listas de amigos no msn e orkut.

Este período de experimentação de valores verdadeiros, em frases havidas, é que irá possibilitar que a confiança seja mútua e daí se possa aquilatar a afetividade que começa a ter sentido no maravilhoso mundo da virtualidade. Por se tratar de um mundo novo, onde a perspectiva de assimilação pela sociedade de consumo obriga a uma forte presença nas teclas, dificilmente a absorção terá acontecência e por isso mais oculto ficará para seus braços e asseclas.

A virtualidade derruba as barreiras e a censura existente nas mentes humanas por seguidos anos de repressão e civilização diferenciada do real. Enquanto na psicanálise, psiquiatria, sociologia e religiosidade a busca dos entendimentos de amarguras e aflições humanas, tem como objetivo maior a busca do lucro financeiro ou mesmo social, a virtualidade, que coloca frente a frente duas mentes diferentes rebate este fim e daí já se consolida na busca da confiança mútua existente.

Assim como os olhos no mundo real e as reações faciais e a fala levam o ser analisado e o analista a obtenção de normas para um diagnóstico ou busca de reações, no virtual os olhos são refletidos nas pontas dos dedos e nas mentes que os move de maneira que as falas e deduções passam por uma energia nova e que só quem esta teclando pode sentir.

As energias e as verdades ocultas e que nunca são ditas nas analises, são digitadas de forma suave e delicada expondo, as partes envolvidas, numa névoa de confiança e prazer.

O ego se vê tomado pelo superego e o id atua de forma tão suave que não dá lugar as idiossincrasias que tanto dinheiro dá aos que se dedicam a esta busca psicanalítica.

Os sentidos, que habitam a região da mente, navegam e são navegados sem que haja a tapa da censura ou o empurrão do carinho negado. As teclas fazem das duas mentes um canal de harmoniosas fontes que saem da escuridão para a leveza da confiança despertada.

Não precisa ter idades. Dos 13 aos 70 anos todos são portadores das belezas desta abertura, que faz do virtual, um mundo mesmo novo e de estradas iluminadas e abertas.

Enquanto na psiquiatria, psicologia e sociologia a busca do entender tem como meta o capital e a sobrevivência do que analisa, na virtualidade este objetivo esbarra na gratuidade. Sexualidade reprimida, amargura da relação real a dois, falta de atenção de pais e filhos são expostos sem que seja preciso a busca em troca da matéria e do lucro. Uma feliz gratitude que envolve partes humanas.

Aprendi a sacar, nas teclas, as energias dos dedos de quem está teclando. Sinto quando estou diante de uma pessoa bruta, desconfiada, repressora, maldosa, bondosa e, se está com a sexualidade aflorada ou reprimida.

Daí o grande grau de sensibilidade que se desperta ao usar o micro para entender as mentes humanas sofridas, maltratadas e olhadas com desdém pelo famigerado e ultrapassado mundo real.

A sociedade de consumo tenta, de todas as formas absorver esta nova visão do futuro . Assim como seus asseclas, braços do sistema, fizeram com o Movimento Hippies e a Contra-Cultura dos anos 70 que até virou grife de butique e enredo para tele novelas, eles tentam o mesmo se fazendo de entendidos na linguagem usada no virtual. Fazem isso, descaradmente e na forma mais vil possível. Repetem a linguagem de meninas e meninos que descobriram forma mais rápida do entendimento das coisas e já estão fazendo seu humor barato em seus braços e seguidores, via televisão, radio e jornais comprometidos. Esquecem, no entanto, que não é só a linguagem resumida que existe neste lindo mundo novo. Existe uma forte integração de almas.

Para entender esta integração de Almas tem que teclar, teclar, teclar...

‘Por detrás de uma menina de 13 anos tem uma futura mulher que não quer ser massificada pelo sexo vulgar das novelas das 8. Existem meninos que não querem apenas ser mais um ronaldinho débil de nossos campos de esportes. Valorização dos conhecimentos e não a cultura do belo/branco ou do belo/negro imbutidos no sistema cruel que nega o direito e promove a sexualidade e a busca do dinheiro fácil como meta a ser a alcançada.

Adolescentes de 15 anos não buscam a perfeição no belo das modelos que trocam de parceiros como se troca de calcinha. Existe algo muito lindo nas mentes destas meninas e meninos que a globalização massificada tenta impor “goela a dentro” fazendo crer a uma geração inteira que o bonito e fazer tudo que “o mestre mandar” num cenário de triste futuro para quem esta nascendo hoje. A menina/mulher de 17 anos , 18 , 19 e 20 ainda não entendeu o porquê de tantos olhares masculinos para seu corpo. Muitas separadas sem nunca ter sentido o verdadeiro orgasmo e quando busca a resposta nas profissões que mexem com a sexualidade e a mente humana, voltam decepcionadas por mais uma cantada vulgar e sem amor. O Dono do Mundo adora estas crueldades e "tome, via TV Globo, auncios de Cervejas e cigarros"...

Mulheres abandonadas na cama por falsos companheiros e que, no misterioso mundo virtual conseguem ouvir uma tênua explicação de suas carências e amarguras e que, conseqüentemente vai de encontro com a tristeza a amargura de seus filhos .

Esta cadeia de mágoas e decepções humanas chega no virtual. Quando encontram a beleza de uma amizade e a sutileza de um teclar, puramente voltado para o amor, tudo de abre como um Rio que, caudaloso e lindo, estava represado e triste.

Assim, o mundo virtual, oferece a gratuidade que o real não dá, com profissionais, fruto de um sistema cruel, apenas visando o lucro e o imediatismo da relação. Quantos homens de sexualidade enrustida, voyers, gay, e mulheres na mesma e que no real jamais revelariam suas opções, o fazem no belo momento em que é tocado pela confiança mútua nascida nas teclas que varam noites e noites?

Jamais o sistema cruel que, Capitalizou o Cristianismo, que avacalhou com a pureza da Paz e Amor do Movimento Hippies, que fez da Contra Cultura teses de doutorando, que bagunçou com a sexualidade de minha geração, de meus filhos e de meus netos com exposição explicita de suas psicopatias, repito, jamais entenderá e exporá ao ridículo as descobertas sensitivas do mundo virtual.

As descobertas do sensitivo do Maravilhoso Mundo Virtual estão nos dedos que teclam e não nos livros vendidos nas livrarias. Daí o grande segredo do cientista que descobriu esta vertente na alma humana. È o “pulo do gato” que nem o Bill Bates conseguirá deter. È a marcha inexorável para a socialização do mundo que o virtual nos propõe. É um não aos livros reptitivos e sem nada para delinear um rumo, dos Transfuga Paulo Coelho com sua cultura alienigena que expoe bobozeiras que a grande borguesia absorve e adora ler...

Até porque, sendo gratuito as transmutações que as teclas levam e trazem, não terá seu desejo aflorado. E, se não bastasse esta gratuidade, teria que passar anos e anos teclando e teclando ate que seja formado conhecimento devido para merecer a confiança e o amor que a virtualidade favorece e formata. A ferramenta do virtual, seu arquivo e exibição de seus segredos esta debilitado definitivamente na vontade deste real cruel.

Como diria uma menina, ao saber destas memórias: Meus Documentos eles jamais lerão, e os deles, eu já li e reli. Esta e outras belezas retratando nesta crônica me fazem sentir mais leve na leveza que os dedos formatam meus textos e parágrafos. Se erros os leitores encontrarem ficam por conta de minha pouca escolaridade. Deixei as faculdades todas pela metade e me considero doutor na Universidade da Vida, das ruas empoeiradas que pisei e vivi...

Viajar por mundos e estradas, onde as esquinas e as encruzilhadas nos levam a lugares inimagináveis faz parte de pensamentos e sonhos que todos nós temos. Quer conhecendo por meio de ida e vindas ou até mesmo através dos olhares atentos aos linkes que nos são expostos toda hora me que nos defrontamos com as coisas que a tecnologia nos impõe. Viajar por entre os mistérios das mentes humanas, suas loucuras e suas falas que o falo nunca consegue vencer também é uma viagem.

Nesta os meios são os mais diversificados e esquisitos. Vemos e revemos espelhos, olhamos e vemos espelhos com outras sombras nos fazendo ver além dela e temos a sensação que a vida não se resume apenas nas coisas palpáveis e que nos ensinaram ser o real.

Antes mesmo de sentir o balançar das imagens turvas de nosso inconsciente elas não eram turvas ao chegar a este misterioso patamar da mente. Como uma água de uma nascente, como a que tenho no final do sitio, esta água se turva não só pelos dejetos colocados pelas multinacionais que me cercam a casa, a mente que viajo e danço no seu compasso, também se turvou ao primeiro impedimento de deliciar-se no seio materno após o mamar. Morder o seio materno, com o primeiro dentinho que brota e receber a tapinha de um “não” já domesticaliza a interioridade de forma a iniciar daí toda a “turbulência” da vida que se começa a ter.

Fazer uma pausa dentro das misteriosas ruas deste canal escuro já objetivou centenas de escritores e mestres em filosofia. Olhar neste espelho até com as sombras remetidas em outras sombras no formato de uma espiral seria mais objetiva que olhar nele apenas no real que se vê.

Centenas de sombras, como sendo milhares de ruas, vielas, cidades, gente e logradouros. Passando por entre sonhos havidos e sonhos perdidos no tempo e no espaço entre uma sombra e outra faz com que, as correrias do passado vivido, se tornem lenta na medida em que se avança na compreensão final deste misterioso mundo das imagens mentais.

Assim como os Poetas conseguem trazer a beleza de seu imaginário nas profundezas azuis das ondas do mar, fazendo colorir de belas cores milhares de pontos obscuros no universo, assim também, a viagem dentro do mistério de uma mente nos faz ver a beleza, embora às vezes na escuridão, de milhares de ruas e vielas na perdida objetividade que se propõe.

O mesmo encantamento que o Escritor consegue ver nas borboletas que, dançam ao som do vento que a chuva fina faz harmonizar-se, se faz presente ao abrir o escuro mundo da mente outrora nunca tocado. É como o espanto da virgem aos desejos pedidos e aos toques sentidos.

São duas diferenças num só desejo mais que se torna uno na essência do prazer querido.

ABRE-SE O ESCANINHO ESCURO DA MENTE

Às escuras e misteriosas ruas estão sendo abertas . Onde nunca tinha havido o que denominou se chamar de luz nunca tinha sido penetrado. Olhos que não enxergavam. Não que não tivessem olhos. O desuso fez com eles não fosse acionado. Braços, pernas, boca, pênis, estomago, muitos outros órgãos estamos no escuro misterioso do uso diferenciado.

Onde havia uso este apenas estava, como que num sono, esperando ser despertado. Dizer que este sono era eternidade seria negar a dualidade de sua vida. Dormia apenas. Como um gêmeo preguiçoso que não queria ter o trabalho que o outro fazia sem se incomodar em fazê-lo. O despertamento era algo novo neste mistério que habita a escuridão.Os olhares, por de cima, dava nitidez a esta escuridão como se ela estivesse sendo apenas um ponto apagado num universo de luzes e encantamentos.

3

Praias, lagoas, rios de águas claras, montanhas com verdes alegres e muitos pássaros voando por toda a parte. Apenas este misterioso mundo sombrio permanecia com seus desusos e preguiça. Nas esquinas pessoas humanas falam. Gritam. Impõem ordens. Falam e gesticulam. Hora com vozes com palavras feias, ininteligíveis, outras parecendo carinho mais sempre impondo normas e deveres. Ao longo da misteriosa escuridão, homens falam em leis, condenam, prendem, roubam e andam de um lado para o outro sem ir nem vir para lugar nenhum. Pregadores berram. Crianças e flores se olham com espanto como se não entendesse nada daqueles seres grandes e faladores. Alguns até com gravatas e talões de cheques.

‘A planta e o passarinho que voava entre seus galhos param para olhar o espanto da criança e da flor. A cor esverdeada dos olhos da criança faz harmonia com a flor avermelhada que, com o cair dos raios de sol, se torna da cor do vinho. O passarinho e a árvore esquecem por instantes o espanto que via para olharem estarrecidas as falas brutas dos engravatados e seus amigos.

Mulheres também gritam uma com as outras fazendo com que outros passarinhos e outras flores fiquem boquiabertos e espantados. A escura visão da mente continua sendo bombardeada por luzes e mais luzes. Algumas verdes, outras cinzas e a maioria delas de cor azul. Esta combinação faz com que o desuso dos olhos comece a ver turbilhões.

A misteriosa vida nas escuras muralhas sombrias e tortuosas da mente escondida, por anos e anos de solidão, tende a resistir a qualquer tentativa de furar este bloqueio que faz bem a ela.

Como os peixes que vivem na escuridão das cavernas marinhas, como os Cambotás que turvam as águas límpidas ao tentarem brincar na superfície, estas sombras evitam a claridade. As misteriosas e barulhentas censuras ainda forçam a continuidade na vida triste de um mundo opressor. Ainda este bem claro para esta mente sombria e misteriosa, os ensinamentos religiosos, a certeza de uma eternidade corpórea. Esqueceram de dizer a ela que a vida é eterna mais a sua morre. Ela ainda escuta os milhares de olhares maldosos da vida que lhe obrigou a retrair-se. As noites e os dias se confundem numa nevoa existente. Pensamentos ainda podem ser conectados a desejos mais estes estão limitados a sua volta e não abrem horizontes. Apenas pensa existir e a certeza do sim esbarra nos milhares de naos que a sociedade, a civilização lhe outorgou conhecer. Mistérios que se pode desvendar, dizia as sombras repetidas no espelho da vida. Além de algumas que já começam a desaparecer ainda muita, estão em desafio e não querem abrir as portas. O inconsciente o espírito e a alma se confundem na incerteza da abertura das sombras existentes.

O lado obscuro da sua cabeça começa a lhe fazer ver alguns reflexos. Alguns brilhos vagueiam na escuridão e um ponto luminoso se pode ver, ao fechar os olhos, no lado sempre fechado do misterioso mundo da escuridão. A luz se faz presente de forma longe, como se estivesse olhando para o céu aberto em noites de lua e estrelas. Se parece com algum ponto estrelar, ou quem sabe, alguma coisa que pode ter ficado em aberto ao fechar os olhos. A cor começa a se mover e formar alguns tênues seres. Muda de cor. Agora é uma cor de vinho. Uma linda cor vinho que faz o ponto central de sua cabeça.

Como se fosse um olho longe, muito longe mais lindo de saber possuir. Seria o terceiro olho dos antigos livros orientais?

Este ponto azul, ao abrir os olhos forma-se como um pontinho negro que acompanha sua visão aberta. Vai e volta em torno de seu contorno facial e some. Nas praias , quando a misteriosa mente se deita e se distrai, esta pequena partícula negra se torna cinza e vagueia também em torno de seu rosto moreno, queimado pelos anos de verões que sua existência tem.

As noites , quando o sono vem, à escura mente brinca com a mente que vê pintas negras. Sonhos lindamente claros, lugares que, a mente deixa-se vê, pontos nunca habitados são jogadas como bola de ping-pong. Se de um lado a mente escura joga seus conhecimentos, a mente que vê pontinhos, lhe informa de suas visões. Lugares proibidos de ir ou medo de não voltar?

Estas partículas de bolinhas de cores maravilhosas e misturadas formam colares de mil cores, entrelaçados uns aos outros. Como as tiras que as bailarinas usam em suas apresentações. Só que estes colares são de vários formatos e cores deslumbrantes. Cores que nunca existiram na mente que existia antes.

As noites de sonhos são como belezas novas. Cores, idas e vindas em lugares bem distantes da terra, vôos lindamente feitos e se sentindo pássaros. Em alguns momentos não consegue ver onde esta. Não vê onde está mais confia que estará de volta sempre que assim seja permitido.

Camadas de sonhos, profundezas da mente escura ou algo que ainda não é permitido ver, turvam as manhãs que fazem a mente escura recordar alguns meandros das noites.

Pensa: como seria o sonho de um ser humano cego de nascimento? Ele sonharia as cores ao deitar-se na profundeza de sonhos? Ou seria a mente escura que lhe forneceria as belezas deste lado desconhecido na vida que leva na escuridão da cegueira? Perguntas sem respostas e as duas mentes começam a emitir informações entre si.

A misteriosa mente pede que volte ao espelho e olhe onde estão as sombras que ficavam em círculos ou em paralelos . Olha o espelho. Muitas sombras sumiram.

Algumas que estavam em círculos estão desfiladas, paralelas ao fim do seu corpo. Ainda existem muitas sombras a serem extirpadas. A misteriosa mente escura começa a ver pontos abertos de luzes. Azuis, verde, brancas, avermelhadas. Quase um arco-íris de formato reto. Como se as luzes fizessem seguimento com a dimensão geográfica dos paralelos das sombras. Algumas piscam como piscam as Árvores de Natal e as que as pessoas colocam nas árvores para enfeitar os fins de ano. São centenas de luzes que, quase no paralelo, formam uma longa fila.

A mente escura sente que existem olhos e este pode ser usado. A turvulência que via começa a se clarear. Braços e dedos são levados à região do rosto e, uma pequena esfrega na região dos olhos lhe faz ver em redor. Já sente que existem olhos e estes podem ver. Estaria cego e voltava a ver ou esteve sempre numa escuridão e nunca tinha visto a luz? As duas mentes agora estão mais livres.

A que nasceu aberta, agradece a que voltava a ver. Era como lhe dizendo que toda a repressão, todos os “naos” da sua vida, toda mentira que foi obrigado a dizer ser verdade, todo o amor negado, pedido, dado, rejeitado, tudo era absorvido pela misteriosa mente que ia se fechando, se fechando e ficado sem nada ver. “Uma forte luz cai sobre as duas mentes e, uma voz longe, suave lhe diz:” Vocês duas nasceram livres. Uma dentro da outra. Viveriam sempre juntas vendo tudo que uma vê e outra via. Só a misteriosa mente teve que optar por receber da outra mente toda carga que viesse de forma agressiva e ma. Daí que ela foi ficando assim, como um grande fardo pesado puxado sem poder lhe dar os conhecimentos que agora vocês duas vão ter”.

A luz se torna mais forte. Como um clarão, fixa-se nos olhos das duas mentes. Seria este clarão que os epiléticos recebem e não conseguem absorver e caem em retorcidas e loucas atitudes?Seria este clarão que as pessoas falam nas manifestações dos Centros Espíritas?

Seria este clarão que fez o Mestre Jesus, refugiar-se no mato. e chorar vendo coisas lindas? Seriam este clarão as visões de João Batista? Ou seria este clarão que fazia mexer com a mente de Francisco Candido Xavier na privilegiada e sofrida cabeça deste homem simples de Uberaba?

4

Uma música longe faz com que as Duas Mentes desviem o olhar do clareado eterna e se olhem de frente. As sombras se foram. Só existe uma mente. Olham-se e pensam já uniforme. Onde estaria aquele ponto azul? Onde estariam todas aquelas sombras, algumas em círculos outras em paralelos?

Porque a misteriosa mente sumiu e se sente mais leve e solta? A música que ouve começa a ir embora lentamente e suave como veio. Não existe mais o lado negro da Mente. As coisas estão mais claras, mais nítidas. O olhar se torna mais leve e a cor tem mais brilho. Borboleta, água de nascente, flor, passarinhos, árvores, cheiro, tudo se integra numa visão apenas. Como se tudo fosse irmão. Bicho, humanos, flores, peixes.

O vital?

Sim o vital você é vital como todos nós somos. Brigue por nós e você estará brigando por você. Olha em torno e não vê de onde veio a voz fina e bonita. Parecia a voz do vento. Somente depois que sentindo um piscar ao seu lado, pode ver um pequeno filhote de rolinhas. Caído de um ninho num galho de árvore. Olha para cima e ainda pode ver, se fechando, o bico da rola que falava. “Sim eu to ficando loco” mais ouvi a rolinha falar ou alguém a fez me fazer ouvir aquela frase: “sim você é vital é vital como todos nós somos”. Ai percebe que não esta só. A mente escura agora lhe faz presença clara. Não mais absorverá as negatividades dos homens maus, da civilização ou da sociedade repressora.

Agora ela vai amalgamando as coisas novas que, antes parecia loucura aos olhos dos homens normais, passam a ser informes do vital. Informes da vida. Informe da longa busca que os homens jamais poderão encontrar enquanto o lado escuro e misterioso da Mente permanecer sem luz.

Agora a ex duas Mente sem sentem inseguras por alguns instantes. Pensa, já com os lados abertos e iluminados: “Se antes uma de nós”, agora juntas, segurava as maldades, às vezes brutas, os olhares maldosos, a vontade ficar cheio de bens materiais, de roubar as pessoas, mentir e ouvir mentiras, como será agora tendo que ir na cidade, ver gente bruta, ter que ver televisão e ouvir vozes brutas e gritos das mulheres das teles novelas?

O TERCEIRO OLHO

Como será agora que não tenho quem vá se escurecendo, me livrando destas coisas terríveis que o mundo capitalista nos impõe goela a dentro? Será “como agora, que estamos uma só”? Segundos se passam. Ainda estava absorvido pelas preocupações desta nova vida quando um vento frio, quase gelado passou por sua face. Não ouviu vozes. Nem ouviu música. Apenas entendia e, disto passou a ter certeza. Agora saberia ter como passar por estas coisas naturalmente sem que precisassem de uma mente auxiliar que lhe amortecesse estas loucuras humanas. Agora a Mente única, clara, brilhante, iluminada e límpida tinha como passar pelas mazelas humanas sem se contaminar nem sofrer com as brutalidades das vozes. O ponto de luz do meio de sua testa, que às vezes se torna azul e outras vezes branquinho vai absorver tudo isso.

Sem que seja preciso abrir a testa e fechar o lugar como fazia os antigos que tinham estas mentes abertas. Agora tudo mudou. Você irá ter uma vida livre das articulações materiais e viverá assim até que, um dia as mentes escuras de outros humanos se abram e conheçam a verdadeira função do vital que você é. As cores as imagens e os sonhos acordados junto com inspirações diferentes das que sentiam antes, fazem parte deste terceiro olhar. Sublime, limpo, que vagueia na antiga escuridão da misteriosa mente escura e busca as bases para sua perfeição.

Ao longo uns patos cantam

Galinholas. Saquês, galinhas e pintos. Passarinhos voam em bandos. Aquele casal de rolinhas passa alegre e olha a caminhada. Penso: seriam os pais daquele filhote? Acho que sim porque algo me fez sentir isso, como um sopro diferente do vento ameno de inicio de junho na “EstânciaVista Alegre” onde moro. Sopro parecido com o que senti quando ouvi a frase do vital.

A caracterização psiquiátrica denominada “sensações auditivas” agora se parece com piadas e invencionice de quem nunca se tornou vital. Alguns passos e vejo com alegria alguns galhos de Ipês Amarelo brotando. Milhares de pequeninhas gotas da chuva que vai e volta, animam as centenas de nascimentos na terra que habito a mais de 35 anos. Estou no Início da Primavera. Seria este local, se assim eu não tivesse querido, algum outro das centenas de galpões que o bairro tem espalhados na busca do petróleo e na destruição do vital?

Acho que valeu a pena lutar, silenciosamente, numa guerra que só eu sinto contra a destruição deste pedaço de terra que seria transformada em cimentações e pisada por carretas e “caretas”.

Meus passos ainda são lentos. Não pelos 67 anos de existência. Mais porque a mente agora esta mais leve e com esta leveza contornasse meu corpo pedindo que caminhe mais lento. Que olhe mais para os outros vitais; para o ar que respiro; para o vento suave que o mês setembro e início de outubro trás com a estação da Primavera.

Que vontade de voltar a ouvir a frase: “Você é vital como todos nós somos”. Esta frase esta martelando as duas ex-Mentes e, agora uma só.

O passado alegre da vida, os momentos felizes da existência tudo parece belamente exposto nas claridades que entram na “Unamente”. Os bilhões de escaninhos de dentro da cabeça, parecidos com as casinhas que as abelhas fazem em formação do mel, estão sendo limpos. Como que se tivesse uma mão suave com Cotonete Brilhante fazendo esta limpeza. Alguns escaninhos estão cheios demais. Este deve ser o escaninho da sexualidade reprimida.

Muito cheios de “naos”, de mentiras criadas e ouvidas. O Cotonete, de Luz azul, volta com negras peles se parecendo argarças ou mesmo algas verdes/amareladas. Várias vezes este escaninho é limpo. Ali deve residir o Amor. Ali deve ser sempre o local sagrado de seus desejos. Usar este escaninho como ser vital, revestido de humano.

Olhe o Escaninho do Desejo dos seres em sua volta. Veja o Escaninho do Passarinho, do Pato ou do Peixe. Veja como os seres humanos que não tem esta “Unamente”, fazem uso deste Escaninho e como eles deturparam o amor. Veja a sexualidade que estas mentes expõem nos explícitos das tevês. Dos jornais etc. Eles são vitais iguais você mais ainda está com o lado escuro, misterioso e sombrio da Mente.

Agora olhe mais e seu redor e veja o Vital, seu irmão, nas Folhas das Flores, dos Galhinhos Verdes do Pé de Manga, da sutileza do frescor da Zínia. Eles estão com este Escaninho aberto, limpo, alegre e suavemente natural. Daí que todos são felizes e vivem em harmonia com o que denominou chamar de Natureza. O Amor esta agora com o Canal de Escaninho Aberto.

A PAZ E O AMOR

Os demais serão, na medida em que o Amor vai entrando, devagar, livre, leve e solto. A “Unamente” passa a ver, nas claras luzes que brilham e transmite ao vital, os momentos em que o Amor esteve presente. Faz ver , e neste instante, uma gotinha de lagrimas, cai na minha face e se fixa por entre as covas do sorriso que se prende, o significado da Paz de Amor. Quantos morreram, enlouqueceram, levaram porrada do sistema e tiveram que deixar famílias?

Quantos perambularam por estradas, cabelos ao vento, sem documento presos, espancados e até mortos nos anos 70 onde tudo parecia ser lindamente um Maravilhoso Mundo Novo? O amor, no silêncio que o escaninho aberto emite, faz mal a quem tem as duas mentes.

A escuridão quer a luz não por saber de sua claridade. Tão somente com intuito de posse. O silencio de quem leva o amor, com escaninho aberto, incomoda. Quantos que, desprendido das coisas vãs da matéria e com escaninho aberto, foram perseguidos e mortos por quem tem duas mentes. A mente misteriosa de formato quadrangular sempre estará atenta, atuando em Mentes de duas Mentes, para descobrir e tentar eliminar quem recebe este vital puro que é a “ Umamente”. Esta busca não é de hoje na humanidade.

Milhares de homens buscam este conhecimento que a Mente única dá, no formato redondo na unidade de seu corpo. As sombras estarão sempre em círculos e muitas paralelas ao quase infinito quando o espelho da vida é acionado. Mestres em filosofias, mestres em medicina, mestre em estudo das condições sociológicas do mundo tentam de todas as formas este entendimento.

Ininteligível para eles. Vivenciar os fatos da vida, sofrer na carne o desprezo da sociedade de consumo, saber a dor da magoa, a dor do não reconhecimento e até a tristeza pelo amigo que rejeita, faz parte da cimentação destes seres possuídos de “Unamente”.

O Amor que vai sendo colocado no Escaninho Limpo com o Cotonete de Luz Azul leva estas experiências humanas. Homens que sofreram as ingratidões do mundo, que buscava o amor jamais terão seu escaninho maculado e turvo. Por mais que se queira conhecer o significado do Vital, que abre as portas para uma só Mente, só terá acesso a este beneficio aquele Vital que for tocado pela Amplitude do Saber Maior. A residência do Amor, no Escaninho que habita e vive na Eternidade do Vital, sempre esteve presente na humanidade.

Bastam olhar os livros, os Poetas, os Escritores Iluminados, os grandes homens das descobertas, crianças que sorriem, velhos que olham, homens que meditam. Uma vasta legião de seres humanos, ou pregaram o Amor ou viveram este lindo sentimento. O Escaninho do Amor, quando tocado e limpo com o Cotonete Azul que brilha como a Luz do Sol, este coloca o humano no patamar dos outros vitais. Forma daí, quando este sopro bate ao rosto como brisa de verão, a experimentação de algo sublime.

Algo que vem no formato da beleza que toca, que faz brilhar e fornece ao Vital Possuído, a verdadeira essência do Viver. A harmonia com que a vida se torna, ao ser tocado pelo Cotonete Azul, e saber que ele esta atuando na limpeza do Escaninho do Desejo faz soar ao ouvido a sonora música dos deuses. Harpas, violinos inimagináveis dão a sinfonia do prazer de moldar uma sensibilidade impar. Ao ser tocado pelo Cotonete Azul, no escaninho do Amor, o Desejo de unifica.

Passa a ser a grande semente que, cultivada pelo amor, vai brotando e fazendo com que toda a extensão da “Unamente” trabalhe sob seu comando. A partir desta sementeira imaginária e fértil, toda a vitalidade do ser humano passa a ter o comando maior do amor, residência que passa a ter no escaninho limpo e perfumado. A partir daí, todos os sentimentos até então separados, sem formatação e desleixados, espalhados pelos bilhões de escaninhos da atual “Unamente”, passam a vigiar o Escaninho do Amor. Assim como fazem as Abelhas com sua “Abelha Rainha”.

Os bilhões de Escaninhos, já com a Mente Una, Indivisível e Aberta, passam a ficar de guarda no Escaninho do Amor. Vigiando os Desejos para que eles nunca mais turvem este Escaninho.

Sendo membro do vital e, por conseguinte, fazer parte do todo, o ser humano após a “Unamente”, estará em conformidade com os demais seres irmãos, começará a entender mais o significado da Existência. Começa a saber da Imortalidade do Vital.

Não a imortalidade egoísta de seres humanos e crenças terrestres que, pregam uma imortalidade diferenciada da real em busca de uma conotação essencialmente capitalista e mentirosa.

O Saber, que faz parte do Universo dos seres vitais o humanos, com a “Unamente” aberta, iluminada, com seu escaninho vigiado pelos bilhões de sentimento e o Amor sendo a Abelha rainha da Unidade da Mente, o homem vital passa a saber da sua necessidade de lutar, bravamente, pelos seus irmãos vitais na formatação de uma vivencia dedicada a este fortalecimento.

5

O mesmo frescor do vento morno que passa a fazer parte do existencial do humano com a uma Mente, cede lugar a voz que veio através do ninho da rolinha. As sensações auditivas, sensitivas, e visuais que levam muitos humanos a gastar milhes em remédios caros e psiquiatria e psicanálise não voltam mais. Com a “Unamente”, estes informes, que a antiga mente dupla sentia, se espantava, se dopava em medicinas e iam em busca de pais de santos, igrejas e outras eternidades prometidas, não vem mais assim.

As informações agora, com a “Unamente” passam a vir numa brisa leve ao Sol de uma Manhã; ao olhar puro de uma Criança; ao Velho que suplica, com olhar de menino, um pão; ao balbuciar de Ondas nas Tardes Amenas; ao roncar de Trovoes anunciando a Chuva, enfim todos os antigos meios de se comunicar com a mente antiga e dava medo e temor, pensando ser “coisa de outro mundo” ou loucura, passa a entrar delicadamente na Mente Una e , depois de filtrada pelas “abelhas” vigiativas do Escaninho do Amor, dando o refrescamento necessário para o vital que tem, nestes informes naturais, o combustível do seu vital/maior.

A história esta repleta de contos, lendas, vidas e vivências de homens e mulheres que serviram de exemplos para o relacionamento de suas existências ao amor. Virtualidades, sonhos, mortes violentas, sofrimentos, martírios e outras tantas impurezas impostas com homens que não possuíam a “Unamente”. A destruição de quem está possuído da “Unamente” é importante para estes seres despossuídos. Até porque este confronto entre o Sim e o Não, o In e o Yang, o Bem e Mal, existe desde os primórdios da humanidade.

O humano nasce “Unamente” e a sociedade, a família estruturada na civilização, na busca de dias melhores apenas para os seus, sem pensar nos outros, a busca pelo enriquecimento, pisando nos pobres e oprimindo os humildes, vai criando a misteriosa mente escura. Esta mente escura quer derrotar a “Unamente” e esta guerra persiste de forma silenciosa mais dentro das pessoas. As perseguições a vitais como os que enumerei acima, e temos milhares de exemplos que podiam ser descritos, faz parte da tentativa de “matar” o ser vital com o Escaninho Aberto e limpo. Os de mente dupla não querem que os homens preguem o verdadeiro amor porque o verdadeiro amor tem luminosidade e ele pode abrir os caminhos para a “Unamente”.

Quer na vida do dia a dia quer se apresentando em sonhos e viagens noturnas. O ser de duas mentes sabe, no mais absoluto das suas entranhas misteriosas e sinistras, que sua existência depende da não existência da Luz.

Antes da limpeza do Escaninho do Amor, feita pelo Cotonete Azul, curiosas perguntas habitavam a mente sombria em sua dualidade. Não havia ainda o conhecimento do vital e portanto a existência era meio vegetativa. Daí as perguntas e respostas nos livros e pessoas que se diziam portadores dos conhecimentos.

Após a total abertura a tonalidade das cores ficaram mais livres para passearem, deitarem nas relvas esverdeadas de todo contorno da Nova Mente. As purificações de todos os escaninhos onde outrora residiam sentimentos passaram a ser também vigiados pelas “Abelhas” Imaginárias.

Vaidade, Tristeza, Alegria, Avareza eram alguns dos muitos que iam sendo, vagarosamente e delicadamente lapidados dando lugar aos desejos tendo como meta principal o verdadeiro sentido que era exercido pelo Amor. Sexualidade, paixão, volúpia, taras dos desvios de conduta iam sendo minuciosamente escovados com essências de flores colhidas, já nos canteiros da vasta “Unamente” onde vários florais e centenas de novas espécies de flores, ornavam todo o redor de onde residia a misteriosa mente escura e a ex-solitária mente. A maioria dos sentimentos estava turva. Muitos tinham apenas o nome mais seu verdadeiro objetivo nunca tinha sido exercitado em sua plena essência. É o caso da alegria. Seu escaninho existia desde que as mentes nasceram. Quando elas ainda não tinham se separado a alegria exercia sua total existência a que foi criada.

A comunhão com o muito exterior trazia para seu escaninho todos os olhares e vozes para seu interior. Porta aberta, ou melhor, nem existia a porta no escaninho da Alegria. Vozes de Mãe, Pai, pessoas que vinham fazer visitas, silencio, alimentos e músicas suaves davam alegria a Alegria.

O tempo, Senhor de todos os Escaninhos, fez com que a porta se postasse e, daí por diante a censura, os”naos”, e os “sins” destorcidos de verdades criadas e inventadas, começaram a dar uma forma de alegria diferenciada da verdadeira Alegria Nativa, quando o ser vital ainda tinha duas mentes.

Ser alegre por ganhar dinheiro, ser alegre quando um trator destrói centenas de árvores, ser alegre quando compra ou vende uma flor ou um pássaro, passou a ser a alegria mentirosa, dentre tantas outras que o vital fazia-se sentir e levava para dentro do Escaninho como sendo a verdadeira alegria.

Escaninho cheio de Alegrias falsas, não havia lugar para outras verdades por mais que estas quisessem entrar na dupla mente. Assim a alegria de ver um pássaro ninhar; de sentir o cheiro de uma flor sem tocá-la, ou tocando-a fazê-lo de modo diferenciado do vendedor de flores, enfim todas as verdades verdadeiras, na formatação da alegria real, não existiam.

Com o Escaninho limpo, feito, repito, com o Cotonete Azul que limpou o escaninho do Amor, a Alegria voltou ao nascimento e a “Unamente” reinando no Escaninho formando mais um elo de encantamento e solicitude a tudo que vem do exterior.

“Abelhas” vigitativas, alguns brilhando como lindos Pirilampos ficam postados na frente do Escaninho de modo que as alegrias “não alegres” os sorrisos frios, igual de vendedores de loja, de candidatos etc., nunca mais penetrem na Mente Una do Escaninho da Alegria.

MINHA DOCE CAMINHADA

A lentidão de minha caminhada até o “Casarão” que meu irmão Ivan Sergio, construiu e que habito, na Estância Vista Alegre, me faz sentir uma leve sensação de um flutuamento que não tem nada a ver com o corpo. É como, se a refrigeração dos sentidos estivesse boiando numa balsa imaginária em manhãs de Sol Azulado na ex-praia de Imbetiba, destruída nos anos 70.

Uma leveza suave e que parecia ter cor. Ou melhor cores.Todas dançando ao som de uma imaginária mais ouvida música. Os acordes faziam nascer algumas ondas de um mar lindo em forma de cachoeira onde via escritas páginas de jornais lindos, coloridos e que me acenava para ir para o computador e escrever. Caminho ainda lenta a e vagarosamente. Já estou quase na metade da Estância. Perto de uma linda mangueira. Olho para os lados de soslaio. Ainda vejo a correnteza da Cachoeira caindo em colorido lindo, no formato de jornais. Seria o jornal do Passado, onde os vitais liam as noticias/ordens da criação? Ou seria o jornal do futuro que seriam lidos nos respingos das águas cristalinas em formato inteligível para quem está com a Unamente?

Estou cercado de vitais que ainda resistem as “forças do não” em forma de progresso. Plantas pedem chuva e elas molham rostos lindos de borboletas que rodeiam os Pés de Mara caxeta ou Aipim de Mandioca e rumam com destino aos Pés de Ipês com suas flores amarelas e seus cachos caídos, quase ao ponto na espera do vento que, vindo após a chuva, espalharão suas sementes para nascimentos de novos Ipês.

PODEM BARULHAR

Os Escaninhos da “Unamente” agora estão protegidos. Podem buzinar, dar marcha-rés barulhenta, podem ligar as turbinas de seus compressores ou fazer presente as correntes de seus possantes tratores. Não mais enlouquecerão porque as “Abelhas” estão atentas ao primeiro sinal de vocês e seus asseclas multinacionais. As cores das folhas da Jabuticabeira se parecem com as da Pitanga que vejo após alguns passos lerdos. Estão floridos. Engraçado que quando as plantei, há 20 anos, um velho sábio que capinava comigo o sítio me disse: “Seu Zé, quem planta não chega a chupar as Jabuticabas. Morre antes”. Felizmente esta profecia de meu amigo Firmino falhou e eu ainda espero outras vezes ver florir estes lindos pés de jabuticabas.

Passo em frente onde outrora tinha uma linda Casinha de Sapê, de pau a pique, onde muita gente boa se abrigou nos anos 70. Algum, vitima da repressão política, outros apenas por precisarem de um canto onde pudesse deitar o corpo e respirar profundamente sem ter medo das cutucadas das frias baionetas da ditadura. Jovens, cansados pelas longas caminhadas repousaram ali, onde hoje ficaram apenas alguns destroços da arquitetura de bambu e barro que tanto encantava pelo artesanato da obra. Centenas de amigos, alguns mortos, outros sumidos no tempo me voltam à Mente Uma, como se eu estivesse apresentando-os eles à mente antiga.

Antes a misteriosa mente escura, sinistra e fria. Hoje uma “Unamente” alegre, feliz e orgulhosa de ver passear nela as lindas figuras sofredoras, às vezes magoadas pela incompreensão familiar e reprimidas nos saudosos anos 70.

Quantos sobreviveram ao Sistema? Quantos conseguiram voltar e, com certeza estão abertas às manifestações do vital?

As plantas ainda respiram aliviadas. Chego ao “Casarão”, abro meu computador, presente de minha mãe Ecila para meu filho de 16 anos, Jose Paulo e presente dele para mim. Abro o Word, escuto o cantar de galos, os berros alegres dos gansos, a liderença nativa de um casal de Marrecos e o cruzamento de Patos que encantam o local onde moro...

Revejo toda a existência vivida. A leva doçura da caminhada até o final do sítio e homenageio os 10 anos da morte de minha mãe ecila um grande mulher que soube viver e romper com as barreiras de seu tempo...
( José Milbs de Lacerda Gama)


Agora volto e tentarei escrever a VIAGEM QUE NÃO FIZ.

Um comentário:

Anônimo disse...

JOSÉ MILBS, NÃO SEI COMO COMEÇAR, 1° PELA EMOÇÃO, TALVES UMA SENSAÇÃO DE QUE SEU EU PUDESSE VOLTAR O TEMPO E AO MESMO TEMPO DE AGRADECIMENTO, A DEUS POR TER DADO AOS MACAENSES UMA PESSOA COMO VOCÊ QUE FOI CONTEMPLADO EM SER ESCOLHIDO PARA TRAZER A MEMÓRIA FATOS REAIS QUE NUNCA VAI SER APAGADO NA VIDA DAS GERAÇÕES DOS MACAENSES.
VOU ME APRESENTAR; EDSON FANOR NEVES NASCIMENTO, MEUS AVÓS PATERNOS: JOÃO PINTO NEVES / BELMIRA DA CUNHA NEVES (MAEZINHA), AVÓS PATERNO JOSÉ DE SOUZA NASCIMENTO E EDITH NVES NASCIMENTO. TALVES MEUS PRIMOS NASCIDO NA PRAÇA DA LUZ SEJAM CONHECIDOS SEU PAULINHO (ELEFANTE) E EURÍZIO, A FAMÍLIA DOS MEUS AVÓS PATERNOS FORAM UNS DOS FUNDADORES DA NOVA AURORA, E PEÇO UMA AJUDINHA SUA, SE POR VENTURA VOCÊ TIVER ALGUMA LEMBRAMÇA OU CAMINHA QUE ME LEVE A TER INFORMAÇÕES DOCUMENTO ETC, QUE POSSA LEVAR-ME AOS MEUS ANTECESSÓRES, AGRADEÇO.
MEU E-MAIL: edonfanor@bol.com.br