Boas vindas

Que todos possam, como estou fazendo, espalharem pingos e respingos de suas memórias.
Passando para as novas gerações o belo que a gente viveu.
(José Milbs, editor)

15.12.09

O Engraxate Tisiu e suas histórias e a filosofia dos engraxates


O Engraxate tinha uma vida bem movimentada na Região de petróleo. As cidades eram banhadas pela Ferrovia que, viriam a ser sucedidas pelo Petróleo. Os trens vinham de Barão de Mauá no Rio de Janeiro com destino à Vitória do Espirito Santo. As Estações eram o "point" onde defilavam as mais belas mulheres e os mais elegantes homens. As casas ficavam cheias de gente nas janelas. O Expresso, o Rápido e o Noturno eram saudados com acenos alegres de milhares de crianças e velhos que ficavam a espreita dos apitos da saudosa Maria fumaça que, com Nobreza de Rainha dos Trilhos,vinha guiadas por orgulhosos Feroviários dos anos 40, 50 e início de 1960...
Rio Bonito, Casimiro de Abreu, Rocha Leão, Rio Dourado, California e Macaé eram a predominância destes afetos humanos que tinham vivências nestes tempos de reinado dos trilhos.
Os Engraxates estavam na moda por que ainda não havia Tenys nem Sandalhas. Os Sapatos, alguns de cromo Alemão, muitas Botas e algumas Semi-Botas, eram olhadas por orgulho por quem as tinham reluzentes e bem cuidadas.
Os homens não saiam de casa sem antes olharem para os sapatos e os colocarem nos pés bem limpos. Ai que apareciam os Engraxates em toda região da Ferrovia.
Muitos ficaram famosos. Em Macaé Tisiu, um alegre negro de sorriso aberto e coração puro se sobressaia, Morava na Barra do Rio Macaé e fazia a beleza nos pés de centenas de macaenses nos anos que reinava a Ferrovia. As pessoas chegavam na Estação, olhava para a Rua da Estação e iam logo perguntando: - onde posso engraxar meus sapatos?. todos iam a procura de Negro Tisiu que, de longo e alegre papo, ia se familiarizando com tudo que diza respeito a vida da cidade.
As pessoas se conheciam pelos apelidos. Todos, rigorosamente, gravados ma memória do Tisiu que, perguntado, ia desfilando os locais e nomes com tranquilidade e respeito. Foi assim, quando da chegada de um forasteiro que queria morar na cidade.
Tisiu foi lhe dando os informes:
- Para pegar um taxi, o senhor vai na Praça e pode chamar o "Papa-Capim". Ele é de inteira confiança. Se for na Prefeitura fale com O "Thiers Bacuraú", na Estação o Elso Pudin, Roupas de fino trato o seu "Bebé Marques", e assim por diante...
Além deste dom alegre de indicar locais e nomes para atendimentos, consta, nos anais das memórias captadas nas esquinas e vielas da cidade, que haviam grandes confidências que Tisiu escutava de seus fiéis fregueses. É o caso de um Espanhol de nome Taboada que aqui chegou no inicio do Século 19. Sócio de Franciscone & Taboada no ramo de Sal, fez fortuna na Região. Homem de grande visão futurista,o patriarca Taboada comprou vários imóveis na cidade. Criou o Cine Taboada e o Hotel que lhe tinha o nome. Pai de Godofredo, conhecido como "Godõ", ele era um homem extramente recatado e precavido no trato com o dinheiro.
Tisiu o tinha com cliente e também atendia o seu jovem filho "Godô", que mais tarde se casaria com Isaura, uma mulher simples de origem ferroviária. Um dia, depois de uma longa conversa com o velho Taboada,Tisiu foi direto ao assunto:
- Seu Taboada, uma coisa me intriga. O senhor é meu clente de muito tempo. Godõ, seu filho, idem. Por que que o senhor, um homem tão rico, nunca dá uma gorgeta e o Godõ sempre dá e com grande sobra? O velho Taboada, olha bem dentro dos olhos alegres de Tisiu e sentencia.E que Godofredo tem pai rico. Eu não tenho...
Muitos textos filosóficos, "do saboramento da linguagem popular", nasceram das mãos sujas de vários engraxates. "Aminta" (que tinha a fala mais rápida do quem o pensamento, dizia: "sapato branco jogou poeira no vento", quando queria dizer que O vento tinha jogado poeira no sapato branco.
"Florizinha", que ficou famoso nos anos 40, 50 e 60 por dizer que iria acabar com a subida do Morro de Santana se ele fosse prefeito. Quando alguem perguntava: "Florzinha, e a volta? ele respondia: "isto é "ribilidade" minha. Que queria dizer que era Responsabilidade dele...
Tisiu, sempre falava, quando algúem esnobana o que não tinha: "você tem que peidar de acordo com o tamanho de sua rosca. Senão se borra"...

Estas e outras histórias nasciam sempre nas Cadeiras dos Engraxates nos anos 40, 50 e 60 e iam terminar nas Cadeira dos Saudosos Barbeiros de nossas histórias havidas..
( Jose milbs de Lacerda Gama, editor de O Rebate )

Nenhum comentário: