Boas vindas

Que todos possam, como estou fazendo, espalharem pingos e respingos de suas memórias.
Passando para as novas gerações o belo que a gente viveu.
(José Milbs, editor)

31.12.06

"Tangos, Bandolins...." Morre Pedro Paulo Sá Viana

Uma das mais belas e harmoniosas vozes do Seresteiro Macaense, dos anos 70, se cala.

Filho único de Palmira e Jota Viana, pilares da história de Macaé nos anos de 1800, Pedro Paulo fez uma grande trajetória da historicidade de nossa região. No tempo em que ser filho de um dos mais ilustres e respeitados homens de nossa comunidade punha certas barreiras na integração com a massa e o povo se fazia difícil, para Pedro Paulo isto não tinha nada a ver. Se integrava com os mais simples e,dono de um das mais harmoniosas vozes, descia as escadarias da Alta Sociedade e se via cercado dos grandes noctívagos das Noites Macaenses.
Iberê Madureira Costa, filho do ex-diretor de O REBATE Jorge Costa, José Domingues de Araújo Filho, Alan Guerra Birosca de Miranda, Gurgel, Flamarion Ibrahim, Jardel Franco Trindade, Lucas Vieira, Manoel "Nego" Nunes, e muitos outros amigos, eram alguns dos que tiveram a felicidade de poder estar com mais tempo em sua companhia, já que ele e eles fazem parte de uma geração acima da minha de uns quase 10 anos.
Mesmo assim participei de seu convívio de amigo. Assim como Marcelão sei filho se esbarrou com minha geração eu esbarrei com a de Pedro Paulo. No Yate Club, Tenys, Praia e, ultimamente nas Pedras dos Cavaleiros sua ausência vai deixar saudades...
Locutor de Rádio que preenchia as noites macaenses com tangos e belas canções latinas,era o “ancora” da radiofonia da região.
Era a "Radio Club de Macaé" de propriedade do Sr. Dantas que residia em Niteroi. Os locutores conversavam no dia a dia da cidade ainda ingatinhando num processo de evolução. Eram eles Jayro Bacellar Vasconcellos,Manoel Antonio Assumpção, Manoel Tavares, Rubens Rodrigues Barreto, Ignácio Heleno Mathias Netto e o Pedro Paulo. Sempre convidado a ser o apresentador dos Famosos bailes das Debutantes de Macaé ele era de uma elegância incrìvelmente suave. Ficava “torcendo” para que o Baile tivesse seu fim para ir ao encontro dos velhos Boêmios das Noites Macaenses. Nesta dualidade de desejos, entre o social e popular, uma coisa era uma constante: O seu sorriso de menino alegre e feliz...
Eu era ainda um garoto mais já freqüentava as madrugadas. Os mais famosos Bares das noitadas eram: Imperatriz,do Senhor Torquatro, ponto dos Onibus que iam e vinham de Vitória para o Rio de Janeiro; Império,de Ivan Schaloub e Walter Veira; São Cristovão de Sylvio Lopes e Ivo e, Dona Dadá, dirigida pela própria. O resto da cidade dormiu os sonos profundos de um acordar espreguiçador e inocente.
Saudosos e "antigos Boemios"para nós crianças, despertavam nosso olhar orgulhoso em poder estar ai neste encantado momento de música e seresta.
Violão afinado de Nelinho Santos e uma mesa composta pelos ainda jovens Zézinho do Violão,Charutinho e Dulcilano Pereira. Era sempre neste deslumbramento de figuras de nossa histórica existência que, os tangos que Pedro Paulo sabia cantar, o transformava por algumas horas,num astro feliz de nossas noites.
Era este Pedro Paulo de Sá Viana que eu queria homenagear. Deixo para outros historiadores o falar do bom filho, do belo pai e esposo, do correto e incorruptível Funcionário Público Estadual, etc.,etc...
O REBATE, 75 anos de existências em Macaé, jornal que noticiou o seu nascimento, de seus filhos e amigos, no curso desta longa vivencia nesta região,solidariza-se com a dor de seus familiares e também sofre com esta lacuna na nossa história que a ausência de Pedro Paulo irá deixar. (José Milbs de Lacerda Gama, editor) www.jornalorebate.com

Nenhum comentário: