Boas vindas

Que todos possam, como estou fazendo, espalharem pingos e respingos de suas memórias.
Passando para as novas gerações o belo que a gente viveu.
(José Milbs, editor)

26.5.10

El tiempo pasa, eles passarão eu passarinho Uma coisa é certo: Quem não capitula é Rei...

(Click na foto para ampliar)


Jayro Ramalho, presente:
TRIBUTO A UM LIDER DA CLASSE OPERÁRIA/FERROVIÁRIA NA REGIÃO DE PETRÓLEO DO RJ.


Jayro Ramalho recebeu, no ano de 1987, na edição de número 2449, datada de 17 a 18 de junho, uma justa homenagem de "O REBATE". Nesta época o jornal tinha passado para tr-semanal em sua edição em papel. Era um esforço lindo e grandioso de meu filho Luiz Cláudio Gama que, liderando um grupo de jovens gráficos e colunistas, colocava na região um jornal livre, robusto e de total voltamento para as causas populares.
Escrevia uma coluna de capa de nome "DO COTIDIANO". Por conhecer a pessoa de Jayro ramalho em minhas andanças pelas oficinas de Imbetiba, quando, aos 13 anos, fazia o curso de Torneiro Mecânico e Ajustador, aprendi a admirar muitos dos "mais velhos". Jayro era um desde que trazia na face e na fala a certeza que jamais iria capitular em suas idéias revolucionária.
Não havia em mim nada de conhecimento teórico que pudesse fazer crer nos olhares profundamente limpidos que podia sentir nos poucos contatos que tive com este velho ferroviário dos anos 60...
Escrevi em 1987: " Numa época em que as homenagens tem o cheiro da bajulação e da subserviencia ao poder é muito bom saber que os ferroviários, homens que deram a existência pelo progresso de Macaé e do país, prestam um reconhecimento ao um ex colega falecido. Justa e gratificante quando ela é embasada na figura humana e sem mácula que foi o senhor Jayro Ramalho". (parte de meu texto ai acima gravado para a psteridade oriundo de nosso convênio do o Google/o rebate )
E,continuei assim: " Jamais será esquecido pelos seus colegas de oficinas de Campos, Macaé e Barão de Mauá. Soube manter-se sem capitulação. Jayro faleceu no último dia 5 de Maio. Ninguém melhor que Walter Quaresma para presidir tão importante homenagem".
Ao finalizar, "DO COTIDIANO" de 1987, escrevi: " Em nome de toda uma geração macaense que viu esta cidade crescer sob o "Buso" apitado da Estrada de Ferro, Deixo patente:
" Lembrar os bravos é fortalecer-se".
Agradeço a jovem funcionária do CETEP, Valéria Ramalho, sobrinha de Jayro, por me enviar esté lindo exemplar do "O REBATE" que proporcionou reviver este fato tão marcante na vida Jayro, (josé Milbs de Lacerda Gama editor de www.jornalorebate.com )

Recebi de Valéria Pestana o email que publico e fico grato pelo reconhecimento de um fato que fiz cumprindo a minha missão de jornalista e observador dos fatos.

Querido José Milbs,

Fiquei muito feliz com a publicação da matéria no seu Blog a respeito do meu querido tio Jairo (a quem chamavamos carinhosamente de Zai). Ao relembrar os anos vividos, o Senhor nos trouxe à memória fatos tristes como as perdas com as quais somos obrigados a conviver, mas também nos trouxe as lembranças mais doces da nossa juventude. O tempo parou para que eu pudesse novamente colher os frutos saborosos da nossa tão saudável meninice.
Obrigado por ontem, por hoje e por sempre...um grande beijo na sua alma.

" E para isso fomos feitos, para lembrar e sermos lembrados."

Valéria Pestana

Nenhum comentário: