Boas vindas

Que todos possam, como estou fazendo, espalharem pingos e respingos de suas memórias.
Passando para as novas gerações o belo que a gente viveu.
(José Milbs, editor)

31.3.10

ELCIA DA GAMA SALOMÃO, A ÚLTIMA FILHA DE ALCIDES DA GAMA , AOS 96 ANOS



TUDO PASSA... (Elcia da Gama Salomão)


A última vez que vi minha tia Elcia ela estava sentada em seu descanso matinal na residência de sua bonissima filha Badra Thereza Salomão. Aos 96 anos, com sua memória fugndo do corpo frgilizado pela briga com o tempo, ela mantinha a mesma fala bonita e o mesmo olhar de criança que fazia dela a "menina que seu velho companheiro Salime salomão, gostava de admirar e abrir seu atrante sorisso quando ela falava e brincava. Tia Elcia e Tio Salime marcaram muito a minha juventude. Ela irmã de meu pai Djecyr Nunes da Gama e ele cunhado de minha Tio Enedina da Gama. Gente boa e das tradições dos Campos dos Goitacázes ond se origina a geração dos Gamas em travessão de Campos...
Tia Elcia, quando falava deixava fluir alguma coisa que não tem explicação no mundo material em que a gente vive.
Cercada pelo carinho de sua querida filha Badra e de seus netos, ela reinava alegre na residência em que morava no Parque Tamandaré. Sentado eu estava ao seu lado e do outro minha prima Badra.
Este ai, minha mãe, é seu sobrinho Jose Milbs. Como está a senhora, Tia Elcia? Continua com a mesma beleza e com este olhar fixado na interioridade do ser que és possuida. A senhora lembra de mim?...
A fala era a mesma e a frase veio como um preságio de quem estava caminhando para um paraiso que poucos podem chegar. Sentenciou: "Tudo passa, meu sobrinho"...
Foi a articulação desta pequena verdade que, saído de seus lábios, perpetuava uma certeza do quanto esta existência é fragil e quanto esta linda mulher era forte e autêntica.
Suadades de seu " Velho" Salime, companheiro de décadas, lembrnças de seus pais e irmãos e a preocupação constante com sua fiel filha. Tudo isso pude ver neste olhar marcado pelos 94 anos de existência.
Badra perdeu sua velha amiga. Exemplo de filha que jamais faltou ao compromisso, ela sabe que cumpriu sua missão. Carinhosa, afetuosa, gentil não deixou que faltasse nada a Tia elcia. Exemplo que deveria ser a todos os filhos...
Em nome de todos os descendentes, desejo perpetuar, na internet, através do Google e demais Buscas, o nome da última filha de meu avô Alcides da Gama e reverenciar, com os sentimentos de O REBATE a sua amada Badra Thereza Salomão, exemplo de filha, e amiga.
Que Elcia Da Gama Salomão descanse em Paz e, no mistério que envolve a existência humana, possa se reencontar com Salime para poder rever seu lindo a inesquecivel sorriso...
José Milbs de Lacerda Gama, editor de O Rebate ( www.jornalorebate.com )

Nenhum comentário: