Boas vindas

Que todos possam, como estou fazendo, espalharem pingos e respingos de suas memórias.
Passando para as novas gerações o belo que a gente viveu.
(José Milbs, editor)

12.1.12

dr orlando de souza e sua casa na rua da praia. texto sem revisão




José Milbs Lacerda Gama:
Esta casa era visinha da casa onde morava meu primo Aristeu ferreira da Silva. Era ali que morava o doutor Orlando Nunes de Souza, conceituado Médico pai de minhas colegas Ivana, Helena e Orlandinho que foi meu colega de Escoteiro. Morou ali tambem o sr. Sesinando de Souza, contemporâneo de meu avô Mathias Lacerda e que foi Prefeito de Macaé e tio do Dr. Abilio de Souza pai do meu amigo e e Desembargador Ronald de Souza. Ronald era irmão de Ivonildo de Souza, madrinha de minha irmã Djecila, Berenice,minha professora primária e do médico Abilio Claudio.
Dr. Orlando era um homem tranquilo que nos anos 70, ainda no vigor de seus 70 anos,foi meu colega no INAMPS. Sempre alegre e bem humorado. Sua esposa era uma senhora lindissima e suas fihas idem. Eu tenho aqui em casa um movel (comoda de pedra carrara) que foi do Sizinando e depois do Dr. Orlando que me foi doado pelo Ronald...
Doutor Abilio de Souza foi advogado, fez o inventário de minha familia, era ferroviário e grande poeta. Me doou um livro seu que ainda tenho e que fala das belezas que seus olhos viam na sua "querida Macaé".
Teve seu nome homenageado no Forun e depois, por obra de algum Prefeito ou vereadores que não teem compromisso com a cultura ou apenas estão no poder para enriquecerem-se com as vantagens do poder, teve seu nome substituido...
José Milbs editor de www.jornalorebate.com

2 comentários:

Rubem Almeida disse...

MILBS, VOCE RETRATOU A FIGURA DR ORLANDO MUITO BEM.LEMBRO DE UM FILHO DELE CHAMA-SE ALEX, TALVEZ O CAÇULA. FUI VARIAS VEZES Á RESIDENCIA DELE COM O MEU, LAMENTO
A PREFEITURA DE MACAÉ . levar abaixo um predio de grande valor historico para nossa cidade, e hoje
me parece que não fez nada.a imcompetencia dos nossos governantes, quando se fala em cultura eles tremem, assim resta poucos imóveis que serão testemunho da destruição de nossa bela Macaé.
Abraços do velho
amigo,
Rubem Almeida.

Pablo Höfke disse...

Sou neto do Dr. Orlando e passei boa parte da minha infância nesta casa. Há uns anos voltei ao local e vi que a prefeitura demoliu o imóvel e deixou somente o terreno rodeado de tapumes o que me deu uma grande tristeza. De qualquer forma fica lembrança dos ótimos momentos que tive lá com os meus avós e familiares.