Boas vindas

Que todos possam, como estou fazendo, espalharem pingos e respingos de suas memórias.
Passando para as novas gerações o belo que a gente viveu.
(José Milbs, editor)

17.1.10

Eduardo Serrano, prefeito gay dos anos 60. Região de Petróleo e suas histórias...





Política de Macaé anos 50/60:

TINOCO, LUIZ PINHEIRO e EDUARDO SERRANO

JOSÉ MILBS

Na época do governo Eduardo Serrano havia uma convergência natural para unificação correntes da eleite macaense com o fim de cassar o mandado do prefeito Eduardo Serrano que mudaria a história de Macaé. Sexualidade livre, liberdade sexual assumida morador de favela, assistencialista nato, malandro, criado nos submundos da vida social de Niteroi e, ainda por cima, com altos salários de membro do Poder Judiciário. Assim era Eduardo Serrano, solteirão,que desbancaria tods a elite de Macaé nos anos de 60, quando, ser "viado" não era moda nos mandatos politicos.


Era uma época em que o Governo do Estado, representado pelo PTB, liderado pelo então Governador Roberto Teixeira da Silveira. Em Macaé o filho do ex-senador Tarcísio de Miranda,Gerson Miranda o Mirandinha - objetivava cortar a liderança de Serrano, vindo de um pequeno PR, para assumir o mando político.

Aproveitaram o descontentamento dos estudantes da FEM, que tinham suas bicicletas apreendidas e entraram de carona na revolta popular/estudantil que faziam passeatas, ameaçavam depedrações e exigiam de volta as bicicletas.

Serrano tinha derrotado todo o monopólio eleitoral e, sósinho, teve mais votos que todos os partidos juntos. Derrotou Elias Agostinho, Gerson Miranda, Antonio Benjamim r toda uma elite que vinha se elegendo com o aval de Amaral Peixoto e Roberto Teixeira da Silveira.

A luta a favor ou contra Serrano era intensa. Poucos ficaram ao seu lado. Carlos Augusto Tinoco Garcia que o defendia e acusava de hipocrisia quem falava na sexualidade de Serrano, era um dos poucos corajosos na época Parecia que Tinoco estava vendo o início deste século a a liberdade social e sexual ser normal.Que diria o velho Tinoco desta Câmara de Macaé mesclada em sua sexualidade?

Tinoco sempre esteve a frente de seu tempo. Outros que não se deixaram levar pelo poder foram Luiz Pinheiro, que era vereador, Motinha, Mauro Rodrigues, Filhinho Monteiro e alguns que não me recordo. Filhinho enfrentava e brigava no "Belas Artes".Motinha nas ruas e Luiz Pinheiro da Tribuna da Câmara. Pinheiro teve sua casa cercada, foi ameaçado, teve seu mandato quase cassado e resistiu bravamente. No "front" do "Morro do Carvão" Serrano resistia com apoio de seus amigos fiéis. Dentre outros Lealdino Magalhães e toda a familia de Waldeir.

Luiz Pinheiro era um dos poucos homens idealistas que Macaé teve no século passado. Trabalhou comigo no "O REBATE" e descende de uma das mais tradicionais famílias de Macaé. Sempre dizia que vivia de um salário pequeno como Funcionário Publico Estadual, tinha uma grande prole, mais não ia capitular. Era um bravo.

Perguntado depois porque não tinha sido agradecido por Serrano, que apoiou outro candidato na eleição seguinte ele, com sua calma e olhar fixo na certeza do real, disse:
"fiz a minha parte".Faz falta homens como Luiz Pinheiro.As poucas vezes que tenho ido na cidade me encontro com alguns de seus filhos e relembramos momentos histórico de uma cidade que morre a cada esquecimento.

Eduardo Serrano mas tarde se casou com Cacilda, irmã de Waldeir, do Morro do Carvão, mudou-se para Niterói onde faleceu. Waldeir e Cacilda eram parte integrantes da história política desta época, pois moravam no "Morro do Carvão" de onde Serrano tinha seu QG eleitoral, e de onde venceu todas as oligarquias da época.

Ultima vez que vi Waldeir ele dirigia um movimento de apoio a Aidéticos, ele era portador do vírus, e brigava pela não discriminação.

No inicio deste Século eu estive com ele, distribuindo seu "jornalzinho" e recordando as histórias que vivemos juntos nos anos 70. Eu como candidato a prefeito pelo MDB e ele candidato a vereador.

Quando mandava esta cronica para o www.jornalorebate.com soube que Waldeir havia falecido.

O Morro do Carvão, atual "Alto dos Cajueiros" tem uma estrela a menos a brilhar no seu "Chão de Estrelas."

Recebi hj email do meu amigo e jornalista Alessandro Barreto, filho do saudoso Barretinho da Rua do Meio.
"Querido Zé Milbs.Lendo sua matéria sobre Eduardo Serrano,lembrei-me do meu saudoso Pai.Papai sempre falava de Serrano em casa,dizia que era um homem,que era mais homem do que muitos homens.De honra,palavra e atitudes,nunca deixou um funcionário da prefeitura sem receber.O Elias Agostinho deixou muito chefe de família a ver navios.Sobre o nosso amigo Waldeir e sua irmã Cacilda,tirei muita onda com os dois.Tempos maravilhosos do antigo Mocambo,sempre encontrava a Cacilda na rua direita.Depois,soube através dos seus filhos que tinha falecido.Waldeir malandro bom,tempos bons,que não voltam mais,infelizmente.Abraço fraterno.Alessandro Barreto".

Um comentário:

Vera Gessario disse...

Nasci em 60, mas nem por isto deixei de conhecer está história, e por sinal na minha adolescência conheci a Primeira Dama Cacilda, oh criola incrível, cheia de ginga, charme e malandragem. Não importa a opção sexual, a cor. O que importa é a leveza da alma e a força do ideal.