Boas vindas

Que todos possam, como estou fazendo, espalharem pingos e respingos de suas memórias.
Passando para as novas gerações o belo que a gente viveu.
(José Milbs, editor)

18.6.08

Um empreendimento que honra a luta pelo meio ambiente

Preservação ambiental e preocupação com qualidade são destaques na visita monitorada ao AlphaVille Rio-Costa do Sol

Texto do meu amigo Ivan Acioly que publico na integra...

Mais de 200 pessoas participaram no sábado, dia 14, da primeira “Visita monitorada” ao AlphaVille Rio-Costa do Sol, o primeiro empreendimento da AlphaVille Urbanismo no estado do Rio de Janeiro. As famílias compradoras de lotes e seus amigos participaram de duas palestras de apresentação do projeto, feitas pelos engenheiros José Stucki Júnior e Frederico Ledo e pelo gerente comercial Mário Jorge. Os grandes números do projeto e a visita à área das obras foram saudadas: “Isso aqui é uma maravilha. Um show de profissionalismo”, afirmou Júlio Ribeiro, morador de Macaé aposentado da Petrobras e comprador de quatro lotes.

O AlphaVille Rio-Costa do Sol tem uma área total de 2.430milhões m2 na Rodovia Amaral Peixoto, km 165. Fica a 10 km do Centro de Rio das Ostras e a 16 km de Macaé. Os 930 lotes destinados à habitação nas fases 1 e 2 ocupam 399.770 m2. O setor comercial ocupa 38.158 m2. Neste mês começou a comercialização dos lotes da segunda etapa, com áreas a partir de 360 m2 e prazos de financiamento de até 90 meses.

Um dos diferenciais destacados pelos engenheiros para esse empreendimento é a área de preservação ambiental permanente, com 1.037milhão m2, o que revela a preocupação com a natureza num projeto situado à beira mar. Além dessa área, que envolve vegetação da Mata Atlântica e de restinga, os moradores contarão com cerca de 50 mil árvores que serão plantadas nas áreas comuns, em projetos de proteção ambiental ao longo do canal que circunda o condomínio e paisagismo nas ruas e quadras.

Os engenheiros enfatizaram os diferenciais do conceito de construção em AlphaVille, entre eles o emprego dos melhores materiais e a preocupação com a qualidade. “Nossos empreendimentos são feitos para durar. Desde a fase de planejamento temos em mente que esse é um investimento para uma vida. Os compradores que formam a família AlphaVille podem sempre ter certeza de que estão adquirindo muito mais do que lotes. Estão tendo acesso a um novo estilo de vida. Portanto, cada detalhe da obra é minuciosamente pensado.”, afirmou Stucki.

Entre os exemplos citou o abastecimento de água, o tratamento de esgoto e a pavimentação. No caso da água, os moradores do AlphaVille contarão com 1milhão de m3 armazenados em seis diferentes reservatórios, três deles elevados e três enterrados. Além da água abastecida pela Cedae, o empreendimento captará o líquido em Macaé. Quanto ao esgoto residencial, serão construídas cinco estações de tratamento, o que garantirá pureza superior a 95% quando devolvido à natureza. Em ambos os casos os projetos extrapolam a previsão de utilização, como forma de segurança. Outro exemplo é a pavimentação feita de forma diferenciada para cada parte do empreendimento, de acordo com a previsão de carga que suportará. São três tipos de pavimentação. Para tráfego leve, médio e pesado. Desde o material empregado à forma de construção, o planejamento é para que não haja retrabalho.

Carlos Paes Leme, gerente comercial nacional da AlphaVille Urbanismo, ressaltou que os projetos sempre superam especificações médias, o que garante excelentes relações custo/qualidade/durabilidade. “Nossos sistemas de captação e escoamento de águas de chuva, também são exemplares. Sempre calculamos volumes muito superiores aos reais, com isso, jamais temos alagamentos em empreendimentos AlphaVille.” Além da qualidade, diz Carlos, há o respeito pelo recurso empregado. Os meio-fios das ruas são entregues aos compradores rebaixados para possibilitar a entrada de veículos e evitar obras de adaptação e seus conseqüentes custos.
2

Assim como os números do empreendimento, as expectativas dos compradores são grandes. Fábio Novais, morador na cidade de Macaé, comprou um lote na primeira etapa. Fazia a visita junto com a mulher Adriana e o filho Guilherme. Paulista, disse que já conhecia o conceito AlphaVille desde os tempos em que vivia na região de Campinas. “Não tive dúvidas quando soube que o AlphaVille estava vindo pro aqui pra Rio das Ostras. Logo primeiro momento vim até aqui, escolhi o lote e comprei. Minha expectativa é aquela de quem já viu como funciona e quer experimentar pessoalmente.”
1

Na mesma linha Sérgio Botti, morador de Rio das Ostras e comprador de um lote afirma que já conhecia o AlphaVille “de nome”. “Quando soube que aqui teria um, não tive dúvidas. A marca AlphaVille é muito forte. É garantia de bom produto, portanto fiz um bom investimento. Tenho minha casa aqui no município, na Costa Azul, mas a família já está fazendo planos de mudar pra cá. Minha expectativa é de uma vida num padrão diferenciado. Tem a praia, o clube, que é um espaço excelente, e ainda a garantia de segurança, que hoje é o que todo mundo quer. Como apaixonado por Rio das Ostras, fiquei muito feliz pela escolha da cidade para instalação do empreendimento.”

Júlio Ribeiro foi mais longe e comprou logo quatro lotes. Um para ele e os outros para cada um dos três filhos nas áreas B1 e C1. Afirmou ter sido surpreendido pelo profissionalismo e pela qualidade das ações que observou durante a visita às obras. “Vim aqui e vi a área logo no primeiro momento, pois já havia ouvido falar do AlphaVille, mas não imaginava o volume de obras que envolve. Essa visita foi fundamental para entender melhor tudo o que me foi dito. Agora vi e compreendi o que é o respeito ao meio ambiente que tanto ouvi falar, assim como a preocupação com a qualidade da infra-estrutura. Estarei entre os primeiros a construírem tão logo os lotes sejam liberados.”


Ivan Accioly

Nenhum comentário: