http://www.portaldomeioambiente
Conflito entre índios e brancos na Raposa Serra do Sol
vira tema de documentário inédito na TV Cultura
19/6/2008
“Luta na Terra de Makunaima” é apresentado pelo jornalista Luiz Carlos Azenha, que ouviu os principais envolvidos no conflito
A Terra Indígena Raposa Serra do Sol é um obstáculo ao desenvolvimento do estado de Roraima? É uma ameaça à soberania nacional? A demarcação desrespeitou o direito de quem nela vive? Apresentado pelo jornalista Luiz Carlos Azenha, o documentário inédito “Luta na Terra de Makunaima”, que será exibido pela TV Cultura na próxima segunda-feira (23/06), às 20h30, retrata o conflito entre brancos e índios no norte de Roraima: a luta pela terra, o embate entre o progresso impulsionado pela agricultura e a sobrevivência do modo de vida dos povos indígenas.
Recentemente, a equipe da TV Cultura, liderada por Azenha, visitou a área da reserva. De Boa Vista à fronteira com a Guiana ou com a Venezuela, ouviu os principais envolvidos, sejam eles arrozeiros, políticos, autoridades públicas ou lideranças indígenas. Através dos depoimentos, o programa pretende jogar luz sobre temas como soberania nacional, desenvolvimento, influência estrangeira, preservação do meio ambiente, entre outros. Argumentos ecoados nas manchetes dos jornais são confrontados com a realidade da Raposa Serra do Sol e de quem precisa da terra para se desenvolver.
Gerência de Comunicação Corporativa da Fundação Padre Anchieta
Denise Pragana (Gerente de Comunicação)
Alexani Barbosa
Elisa Fernandes
Vânia Barboni
(11) 2182-3267/ 3268/ 3281/ 3282
Fonte: Assessoria de Imprensa
------------------------------
2ª Mostra do Filme Ambiental e Etnográfico de Rio das Ostras abre calendário 2008
A 2a Mostra do Filme Ambiental e Etnográfico de Rio das Ostras (MFAERO) abriu seu calendário para as atividades deste ano. O evento acontecerá entre os dias 17 e 21 de novembro, no Pólo Universitário de Rio das Ostras (PURO), dentro da agenda do 2º Fórum de Cultura do Interior, organizado por docentes e educandos do curso de Produção Cultural do PURO.
Este ano, durante os cinco dias da mostra, diversas atividades paralelas às exibições dos filmes serão oferecidas gratuitamente para o público, que poderá escolher de que maneira desejará participar do evento. Haverá debates, oficinas de fotografia, de cinema documentário e mesas redondas com pesquisadores e estudantes da Região, que apresentarão trabalhos acadêmicos com dados atuais sobre a história e o desenvolvimento da Região da Baixada Litorânea.
Serão escolhidos, pelo júri popular, cinco obras que integrarão o primeiro DVD Acervo Videoteca do PURO. O mesmo será produzido e distribuído pela equipe organizadora do evento para instituições de ensino federal e escolas das redes públicas da região.
A 2ª Mostra do Filme Ambiental e Etnográfico de Rio das Ostras tem apoio da Universidade Federal Fluminense, do Pólo Universitário de Rio das Ostras e da Pró-Reitoria de Extensão.
Co-Editora Rede Internacional BECE-REBIA
(www.portaldomeioambiente.org.br )
(www.bece.org.br ) (www.rebia.org.br )
AZENHA: O trabalho é a melhor resposta!
Enviado por Profª Amyra El Khalili. 18-Jun-2008. O jornalista Luiz Carlos Azenha participou da produção do documentário. na Raposa Serra do Sol em Roraima ...
www.jornalorebate.com.br/site
www.jornalorebate.com.br/site
Participe, divulgue, inscreva seu filme até 31 de julho.
Abraços,
Leonor Bianchi
Organizadora
Nenhum comentário:
Postar um comentário