Boas vindas

Que todos possam, como estou fazendo, espalharem pingos e respingos de suas memórias.
Passando para as novas gerações o belo que a gente viveu.
(José Milbs, editor)

6.9.10

LUTO NA ARTE DE PORTUGAL. MORRE, AOS 73 ANOS A DIVA MARIA DULCE

O REBATE, QUE TAMBÉM ESTEVE EM PORTUGAL NOS ANOS DE 1800, NÃO PODIA SE CALAR COM A MORTE DE MARIA DULCE.
Atriz que sempre esteve presente nos principais momentos de transformação da vida de Portugal estava mui feliz por que, depois de anos sem voltar ao convivio com o publico, ela iria encenar sob o olhar afetivo do grande Celso.
Sobre esta diva melhor não seria o desabafo de minha querida amiga e artista Marie Thereza que O REBATE publica abaixo:

"Maria Tereza escreveu:
"maria dulce celebre actriz de teatro desde miuda...por motivos de politica foi afastada do meio artisto se retirando para 1 casa no alentejo ..presentemente estava a ensaiar peça com o encenador CELSO...mas pouco divulgado na imprensa....devia estar feliz pois estava afastada ha +anos... infelizmente partiu sem realizar algo k lh devia estar a dar 1 enorme prazer....e a comunicaçao social se limitou a comunicar s partida vagamente .....k injustiça pois o seu valor esta no seu trabalho ou na opçao politica k se toma?ONDE ESTA A DEMOCRACIA ? da nossa comunicaçao social? lamento..como +portugueses MARIA DULCE !1 DIVA do teatro portugues"


Quem sabe, neste momento, esteja, ao lado de outros artistas que partem, encenando e cantando como que, resgatados desde mundo, por um poder maior, se sinta reconhecida.
Estaria feliz por se sentir útil a Arte a Portugal que amou com fervor.
Maria Dulce como Bruno Bráz não foram feitos para encenarem e cantarem entre os humanos. Seus poderes tinham que serem resgatados para junto da criação do universo e, de lá, onde flui as criações e a arte, continuarem servindo de canal para a continuidade do belo. Seus vôos são como o do Condor que busca às Alturas. Alegres chegam onde poucos conseguem chegar ou imaginar. Os que os esquecem fazem parte dos que buscam matéria sob a complascência e autorização dos "Donos do Mundo". Ela e Bruno, como outros tantos portugeses, estão além, muito além e brincam com os Anjos...

Apenas o Jornal Português O DESTAK fez citação a morte solitária desta bela mulher portuguesa:
"Teatro
Morreu a actriz Maria Dulce
24 | 08 | 2010 17.11H

A actriz Maria Dulce, 73 anos, morreu hoje de manhã na sua casa em Bucelas (Loures), disse à Lusa fonte do Dramax – Centro de Artes de Oeiras Box.
Destak/Lusa | destak@destak.pt

A actriz estava ensaiar a peça “Sabina Freire”, de Manuel Teixeira Gomes, encenada por Celso Cleto, com estreia prevista para 05 de outubro no auditório Eunice Muñoz, em Oeiras.

“A actriz apareceu morta hoje em casa, em Bucelas. O corpo seguiu para o Instituto Medicina Legal”, disse a mesma fonte.

“Estamos também à procura de familiares da Maria Dulce, pois ela vivia sozinha e não temos quaisquer contactos”, disse.

Maria Dulce tinha uma carreira de 60 anos, tendo participado em vários filmes, tanto em Portugal como em Espanha, onde obteve grande sucesso.

Na televisão integrou o elenco de várias telenovelas e séries televisivas, nomeadamente “Os Andrades”.

No ano passado, integrou o elenco da peça "Hedda Gabler", de Henrik Ibsen, com encenação de Celso Cleto, produzida pelo Dramax, com a qual se apresentou em vários palcos nacionais e no Círculo de Bellas Artes, em Madrid.

Maria Dulce estreou-se aos 13 anos, no papel de Maria, no filme "Frei Luís de Sousa", de António Lopes Ribeiro.
Jose Milbs de Lacerda Gama, editor de O Rebate no web site www.jornalorebate.com

Nenhum comentário: