Boas vindas

Que todos possam, como estou fazendo, espalharem pingos e respingos de suas memórias.
Passando para as novas gerações o belo que a gente viveu.
(José Milbs, editor)

29.4.10

Colégio Raul Veiga em 1922 que virou Mathias Netto e sua transformação nos anos 2010...

CLIQUE NA FTO PRA AMPLIAR E VER A BELEZA DA HISTÓRIA E DO TEMPO


SAUDADE QUE BATE E REBATE NAS MEMÓRIAS


Sempre haverá pessoas como "Dunga" Luiz Cláudio Bittencourt para presentear a história com seu trabalho de fotos e recordações:
" Zé, esse trabalho é para ser aberto com o Power Point e com o som ligado. Vai mexer profundamente em sua saudade - deverá chover em seus olhos.
Abraço dunga"
Estudei neste Colégio nos anos de 1940/1950. Minha mãe Ecila nos anos de 1915/1922 e sei bem das minhas saudades e dos relatos saudosos dela que, no túnel de tantas saudades bate e rebate nas paredes memoriais de Dunga...
Macaé tem suas raizes nas histórias passadas de geração para geração. Igualzinho, creio eu, a todas as cidades do mundo. A diferença é que a nossa Região de Petróleo as transformações se deram com muita rapidez e cimentam muitos acontecimentos que ainda estão quentes e pulando em muitas recordações.
Não é dificil a gente esbarrar com locais que, em apenas dez ou quinze anos, abrigavam dezenas de histórias que ainda passeiam nas pessoas que aindsa vivem. Esta é a diferença de Macaé para outras cidades.
Lá as histórias são feitas e são reabertas 40 ou 50 anos depois por históriadores curiosos e atentos a riqueza destes fatos. Aqui a coisa é totalmente diferente. Quem tem 30 40 ou mesmo 20 anos já se torna saudoso de um Prédio, umsa Rua ou mesmo uma Praia, Rio ou Lagoa somem. Por isso é que estamos cheios de "historiadores e curiosos de nossa historicidade".
Observem a foto do Colégio Mathias Netto (que não sei nem por que tiraram os dois tes e o h do Mathias. Seria o progresso? Pensaram em Washington Luiz ser substitudo por Uoston Luis?).
Obervem, repito, e olhem o Bondinho que trafegava em frente. Reparem o muro, a galera da época, o sombreamento das árvores e o reflexo do Sol no prédio que foi construido de frente para o seu nascente...
Razões de sobra O REBATE tem em teimar na busca de nossa história. Que sempre tenham pessoas como o "Dunga" nos anos que virão. (José Milbs de Lacerda Gama, editor).

Nenhum comentário: