Boas vindas

Que todos possam, como estou fazendo, espalharem pingos e respingos de suas memórias.
Passando para as novas gerações o belo que a gente viveu.
(José Milbs, editor)

10.8.10

Aniversário de uma mulher guerreira. Uma mãe, uma professôra: CENI ANDRADE


NIVER DA CENI/PROFESSORA DE MATEMÁTICA /MÃE DE JUCA/LALU/RITA E BRAULINHO

Noticia chega ao jornal "O REBATE" de muitas formas maneiras. Algumas por emails, outras tantas por telefone e assim por diente. Mas, quando alguma chega pelo desfolhar do sentimento de amor, misturada com a vivência afetiva e que bate no que a gente sabe ser verdadeiro, a noticia se torna saudável e alegra o coração.
Foi assim quando Ana Lúcia (Lalu)de Andrade me fez ciência do aniversário de Ceni Andrade, uma leonina de 11 de Agosto.
Falar de Ceni, que conheço quando ainda era menina e que antes mesmo de deixar as bonecas de pano que brincava, presenteadas no afeto de seu saudoso pai José, já tinha o dever de amamentar e ajudar a viver o fruto maior de seu amor na representação divina do embalar filhos, é uma doce missão que o dever de cronista se torna muito leve e salutar.
Ceni nunca de deixou tocar pela vaidade e jamais fugiu às suas origens. Guerreira na busca do conhecimento da vida e uma fortaleza no trato com as tempestades que a vida lhe fez conhecer. Na dor de perdas ela sempre soube escantilhar um leve sorriso como que sabendo da fragilidade da existência e, ao invés de "ser confortada" confortava em momentos, na vida, que todos fraquejam e tombam,
Ceni soube juntar a Matemática da vida, não só nos ensinamentos como no exemplo de vida. Sua alegria de viver, sua maneira de palavrear frases e até palavrões, ficam ornados pela simplicidade de sua fala e caem bem aos ouvidos atentos e desatentos com a sonoridada de belo e do frescor suave a quem sempre viveu e vive em consonância com os ventos marinhos de uma cidade extremanente dela: Macae...
Macaé, a Educação do Rio de Janeiro, milhares de jovens e adultos que tiveram a alegria de receber o sorriso simples e a fala firme desta mulher, se fazem presente nesta homenagem que "O REBATE" presta a esta data que marca o Niver de Ceni.
Na condição de jornalista e cronista fico bem a vontade para deixar flui de minhas paredes memoriais este texto que embala o que de bom a gente sente ao falar de pessoas queridas.
Meu pai, Djecyr Nunes da Gama, Sapateiro em Macaé no final dos anos 30 e início dos anos 40, deixou, também leonino "o lucutor que vus fala". Em 13 de Agosto, um pingo de amor dele com minha mãe Ecila, me deu vida. Neste tempo, um outro Sapateiro, colega de meu pai, dava a vida a Ceni. O Velho Gama correu mundos e sempre que estive com ele, nos poucos momentos de encontros, perguntava pelo querido "Zé Bonito", apelido carinhoso que norteava o afeto que vem sendo passado de pai para filho nesta cidade de poucas memórias e que teimo em fazer histórias...
Braulinho e Rita se foram. Mãe Durvalina e tantos outros se foram, mas não levaram a coragem, o sentimento de amor e o sorriso de fé que teimam em ficar presentes na vida desta valente mulher/professora que festeja mais um ano nesta vida que ela sabe ser de muita luta e muitas provações...
Lalu e Juca são testemunhas vivenciais e, no egoismo comum a todos os filhos, sabem melhor, "do que todos nós outros", desta sutileza e fortaleza que não esmorecem jamais...
Parabéns Ceni. Você me mandou um scrap no orkut onde diz" que sou fiel a minhas amizades". Nunca uma pessoas esteve tão próximo de minha escondida virtude. Quem sabe, quando de minha partida, possa levar esta bela descoberta sua no meu epitáfio?
Receba, Vovó Vuvuska, além do carinho de seus familiares e do abraço fiel da muitas amigas e em especial o de Carminha Garrido, o meu texto, saído do reconhecimento de todos que te conhecem a admiram.
Fraternalmente, José Milbs de Lacerda Gama, editor de O REBATE

PS: Agradeço a Ana Lucia, a querida Lalu. por ter me feito lembrar de tanta beleza que é falar de sua mãe Ceni...

Texto do Email de Ana Lúcia:

Dia 11/08/2010 é aniversário de minha mãe.Parabenizando-a por ser uma mulher tão Guerreira, tão Forte, tão Bacana, uma Mãe e tanto , enfim CENI é para mi que sou filha uma das pessoas mais incríveis que já conheci, pela tua Fé, pelo teu Caráter, pela pessoa tão simples e ao mesmo tempo tão cheia de talento e cultura, mulher de muita inteligência, sábia.Sejas sempre um Porto Seguro de você mesma Mãe, eu te admiro, você é D+++++++++++++

Ana Lucia Ferreira de Andrade
Gerência Setorial de Auditoria de Contas e Pagamentos
Compartilhado/RSUD/SAMS/ACP
alfandrade@petrobras.com.br

CENI ESCREVE E EU PUBLÍCO SEU LINDO AGRADECIMENTO.

Vovuska Andrade:
Zé Milbs,junto ao meu agradecimento por essas palavras tão gostosas,ditas a meu respeito,repito e reafirmo ,voce não esquece das suas reais amizades...e que memória!!!!!!! Além de não esquecer dos amigos,voce nunca foge das suas raizes,e eu o admiro muito por isso. Nós somos "leoninos porretas" ,que não fugimos das lutas...
Mais uma veZ : OBRIGADA!!!!!!!!!!!!!

Nenhum comentário: