Boas vindas

Que todos possam, como estou fazendo, espalharem pingos e respingos de suas memórias.
Passando para as novas gerações o belo que a gente viveu.
(José Milbs, editor)

4.1.10

O CHORO EMOCIONADO DE IZAAC AO SABER DA MORTE DE NOSSO NILTINHO O ARTISTA DOS ANOS 70....




Não sei se as pessoas que habitam a Região de Petróleo e que tenha uns 40 anos apenas, tenham conhecimento da presença, em nossas vidas, de um jovem menino dos anos 70. Nilton Carlos Curvelo Costa era um anjo que veio morar na terra. Criador de lindas telas ele era uma presença constante na Redação de O REBATE no final dos anos 60 e inicio dos anos 70.
Com Cláudio Upiano ele fundou a Livraria Saber. mais preferia mesmo era ficar nas oficinas do jornal onde, em centenas de resmas de papel, escolhia algumas para fazer seus desenhos que iam se acumulando em toda a extensão da oficina e da redação. Niltinho foi um dos mais consagrados criadores de artes de nosso tempo. Elogiado por pelo Mestre português Waldemar da Costa e de outros mestres no trato com o pincel.
Era meu fiel companheiro em minhas idas e vindas ao Rio de Janeiro. Sempre quieto, falando apenas o que era bom para ele e para os que estavam ao seu lado, tinha um belo sorriso de menino que, quando vinha acompanhado de sonoras gargalhadas, enchiam o ambiente de caricias e afetos espirituais que somente quem mexe com o divino pode fazer e entender.
Dizia, aos 17 anos, que queria ser Engenheiro. Foi para o Rio de janeiro e não se adaptou. Preferiu, segundo falou com Euzébio, Nato, Manel, Mery, Izaac, Claúdio,Wanderley,Marquinho, Armando e Itagiba, "o cheiro das àguas puras da Bicuda que caiam das nascentes"...
Viveu poeta sem nunca ter escrito um poema ou uma poesia. Gostava de ficar sentado nos bancos da Prefeitura e olhar as pesssoas que passavam. parecia se despedir do mundo que mandaram ele viver e demonstrava saudade de algum lugar que deve, hoje, habitar. Penso, cá com meus botões que ele devia estar querendo dizer para as pessoas que demonstravam apego a matéria e as granas: "Gente, este mundo é de mentirinha. Nada disso é verdade. A verdade é outra"... Seria ouvido?
Recebi o telefonema de Ruy Jorge - Jojó - que me dizia de sua morte. Interesssante que, dois dias antes, tive vontade de ir visitar Niltinho. Falei com seu sobrinho Tonito, quando ele esteve em meu Sitio e cheguei a ir à frente de sua casa para vê-lo.
Tonito achava que não iria adiantar. Ele não estava recebendo visitas e gostava apenas de ficar meditando, olhando o tempo se esvair em sua bela existência...
- Morreu o nosso amigo Niltinho, falei ao telefone com Izaac de Souza, outro que habitou este sagrado mundo de O REBATE nos anos 70. Izaac ficou paralizado do outro lado do fone. Apenas pude ouvir seus soluços, seguidos de uma vóz vindo de dentro da Caixa da Saudade Humana. Era a reação que todos terão ao saber que nosso NILTON CARLOS CURVELO COSTA voltou de onde saem os Anjos para alegrar os homens. Só quem curtiu seu sorriso, como todos os seus amigos dos anos 70 pode afirmar o que escrevo.
Sai da vida um dos grandes pintores macaenses. Ele mesmo, nos anos 90, destruiu toda a sua obra tacando fogo em milhares de telas e desenhos. Não quis, como Van gogh, deixar marcas de seu talento.
Pode ser até que o mundo não seja merecedor de seu precoce trabalho. O que sei é que a sua vida não foi em vão.
Vários artistas se espelharam em seu talentoso trabalho. Dentre eles Izaac de Souza, Ruy Jorge Machado, Jojó, Edyr Nálio Renaut, seus primos Nato e Manel Reis, Marco Auréli Franco Correa e o próprio autor deste texto. ( Jose Milbs de Lacerda Gama editor de O Rebate )

DUNGA MANDA EMAIL E FALA DE NILTINHO. GRANDE LUIZ CLAUDIO BITTENCOURT...




Milbs, está de parabéns com a justa homenagem, Fui amigo dele em infância e fui também testemunha de todas as qualidades neste texto contidas. Imagina se tem tempo????? !!!!! Quanta coisa boa iria sair dalí. Grande abraço
dunga

Nenhum comentário: