Boas vindas

Que todos possam, como estou fazendo, espalharem pingos e respingos de suas memórias.
Passando para as novas gerações o belo que a gente viveu.
(José Milbs, editor)

24.11.09

GUTO GARCIA UM LIDER QUE SURGE




Um Lider que Surge:
ELEIÇÃO DE GUTO GARCIA RESGATA A HISTÓRIA MACAENSE DENTRO DO PT NA REGIÃO DE PETRÓLEO...
Independente de estar participando do governo municipal e, não tendo nada contra os não macaenses que controem a região e enobrecem a vida de nossa comunidade na mistura de sua genética com os nativos e vice versa, sou obrigado a registrar para a História de Macaé a eleição de Guto Garcia Assis para a presidencia do PT local.
Para refrescar a memória de alguns malucos engravatados e irônicos que teimam e falar que o PT foi fundado por um bando de loucos e outros adjetivos comuns ao Humor da direita, devo fazer viver os anos de fundação deste partido que não milito mais e exijo respeito aos dedicados fundadores nos anos de 1978.
Participei da Fundação Tijolo por Tijolo do PT. Ao meu lado, aqui em Macaé, Euzebio Luiz da Costa Mello, Honório do José da Silva, Omir de Sá Rocha, Dilma Lóes, Phydias Barbosa o nosso querido Barbosinha), e alguns metalúrgicos de Diadema, amigos de Luiz Inácio da Silva.
Era numa salinha embaixo do Minhocao em SP, com a presença do Airton Soares que a gente ia banhar-se no conhecimento e da formação do PT.
No Rio de Janeiro, onde fomos o Primeiro Núcleo do Estado do Rio, faziamos as reuniões com Eudes e Souza, ambos fundadores do PT nacional.
Incorporado ao PT de Macaé vieram dezenas de jovens e, depois de uma luta intensa foi criado o partido,
Vieram as eleições de 1982 tentamos uma cadeira no Legislativo. Iza Correa de Aguar aceita ser candidata a Prefeita, sendo a 1a mulher a ter a ousadia de enfrentar uma elite machista, cheia de ameaças e outros milongas que ainda são usadas por alguns remanescentes da reação,
Maria das Graças, ainda uma jovem professora é a nossa candidata a vereadora na Barra do Rio Macaé. Vereadores e asseclas do Poder Municipal ameaçam as duas jovens mulheres. Ambas professoras municipais. Ameaças que, vinham misturadas com "não se metam que esta gente do PT ou então, olhe seu emprego..etc. etc....
Elas resistem e o PT de 1982 lança Prefeito, 28 vereadores, vice prefeito e eu candidato a Deputado Estadual...
Lizâneas Macial, aceita meu convite e vem até Macaé dar os últimos retoques nas candidaturas. Fomos ao Morro veja texto e Maria de Jesus http://www.jornalorebate.com/colunistas/milbs16.htm onde falo da nossa visita as favelas de Macaé....
O que a gente não sabia era que um Juiz Eleitoral, totalmente ligada a hierarquia feudal dos anos de chumbo, estava "armando uma pra cima de mim". Impugnou 18 dos nossos pré candidatos a vereança. ele sabia que a gente ia fazer 1 representando e usou sua Toga, manchada pelo véu da ironia e da subserviencia a elite para impedir nossa vitória...
Pergunto: onde estão os malucos, os maconheiros, os marginais que tanto alegria dá a alguns petistas que se arrotam de esquerda?
Sabem onde estavam e estão os banditos? estavam lá, encrustados no Poder Judiciário e ainda estão por ai a buscar, dentro do PT alguma boquinha, algum corgo público para continuar a arrotar que são petistas, que conhecem o PT desde a sua fundação e que este partido está ai robusto com gente engravatada e com carros luxuosos, alguns conseguidos a custa de grana corrupta e do uso da cafetinagem...
A hipocrisia de taxar de maconheiro, maluco, travesti, louco e outros termos, serve apenas para encobrir os verdadeiros Heróis que ousaram acreditar que Luiz Inacio Lula da Silva, um simples retirante viria ser Presidente da Republica do Brasil...
Não estou em busca de emprego ou cargos. Não " roí as cordas" . Para sobreviver, além dos meus 700 por mês da aposentadoria do ministério da Saude, vivo e moro num sitio que minha mãe Ecila trocou por uma herança de familia, fiz um Kiosque onde aumento meu sustento.
Como estão os que se dizem de "esquerda do PT"? com raras excessões tipo Moctezuma e Almir estão "comendo e passando muito bem com a grana que pinga do poder que tanto abminam na fala. A prática é bem outra...
Não se metam comigo nem com os velhos fundadores do PT. saí do Partido, (agradeço a nacional me manter ainda lá no PED como filiado) mais estou em outra. Respiro transquilamente o ar da luta.
Metam-se com outros. Comigo nao...
Guto Garcia Assis, repito, é o resgate da história de nosssa região. È um lider nato. Este negócio de direita do PT, centro do PT, Esquerda do PT é história para boi dormir. È papai noel fantasiado de vermelho. Não creio em esquerda no poder que se acocora ao que está Ai...
Que esquerda é essa que "cumpre o que determina os empregados assalariados do Daniel dantas? Que esquerda é essa que na teoria é uma posição e na prática se banha nas mesmas aguas perfumadas nas niscinas da borguesia que fede? - Escondinho, pode?...

A verdadeira esquerda está em outro lugar e eu estou caminhando para lá. A liga Operária, com muitos ex petistas e intelectuas honestos está a para a luta.
A história de Guto passa pelo humanismo de seu avô Carlos Augusto Tinoco Garcia, pela perspicácia de seu pai e meu amigo Antonio Carlos de Assis e pela coragem, ousadia e competência de sua mãe Marilena Garcia...
Barrar o continuimismo de uma elite assanhada, faminta de casas luxuosas em Búzios com restos de propinas e de desvio de dinheiro é o objetivo principal de quem ama Macaé que fará 200 anos em 2013.
Do alto de meus quase 80 anos, de minha vida politica, nascida no PTB de Roberto, Pauva muniz, Jango e outros, de meus filhos e netos, exijo que dobrem a lingua, suja dos sabores e vinhos importados, quando se dirigirem aos "malucos que fundadoram o PT. Malucos de amor ao POVO e de desejo de uma sociedade livre e fraterna...

Jose Milbs de Lacerda Gama editor de www.jornalorebate.com e fundador do PT nos anos de 1978...

Nenhum comentário: