Boas vindas

Que todos possam, como estou fazendo, espalharem pingos e respingos de suas memórias.
Passando para as novas gerações o belo que a gente viveu.
(José Milbs, editor)

9.2.09

"SEU PEPEU"DA RUA DA IGUALDADE





Faiscas de Memória:


"SEU PEPEU"DA RUA DA IGUALDADE QUE BATE EM SUA PRESENÇA NA REGIÃO DE PETRÓLEO


A existência dos mestres tem lugar reservado na criatividade humana. Não sei se tudo que bate nas escolas fazem parte do aprendizado ou se este nasce com as essências humanas em certos setores da vida humana. Havia na cidadezinha de Macaé, norte do Estado do Rio de Janeiro, um homem, carinhosamente chamado de "Seu Pepeu". Morava numa Rua de nome Igualdade, local onde no seu final, quase chegando a uma Praia de nome Imbetiba - tinha 3 Cemitérios. Este senhor, de olhar manso e téz morena, queimada pelo Sol, tinha uma pequena loja que ficava na entrada de sua residência. O nome desta encantamento comercial e puro, era A GAROTA. Neste local este simpático senhor vendia pequenos objetos de uso das pessoas em suas casas e de coisas do desejo infantil como balas, bolebas e outras belezas do ornamento mental das crianças dos anos 40, 50 e 60.
Não tinha nenhum desejo, este alegre homem, de fazer concorrências comerciais com os chamados "Comerciantes da Rua Direita", nome que era dado a Av. Ruy barbosa, point da linda cidadezinha de Sol e Mar.
Sua presença nesta Rua periférica da cidade, fez com A GAROTA estivesse sempre na cabeça dos poucos e sadios moradores da cidade. Abria seu comércio e lá estavam as pessoas de vários regiões pedindo alguma coisa que faltavam em seus desejos. Uma agulha de máquina de costura, alguns novelos de lâs, panos de todas cores, dabáes (que as senhoras punham nos dedos para costurarem calças de panos mais duros), alfinetes e tudo que podia ser encontrado era lá em "Seu Pepeu" que as pessoas achavam.
Um Mestre que criava seus filhos e ainda tinha tempo para se dedicar a Obras de Caridade no Centro Espirita Pedro e no Lar de Maria. No Centro Pedro fazia parceria espiritual com os iluminados Peixotinho, Pierre e outros. No Lar de Maria era com o Vovô Edibaldo, Peixotão pai do Zé Peixoto e tantos outros dedicados benfeitores do bem.
Como que este homem encontrou forças para tirar de uma simples abertura em sua casa o sustento de uma prole grande não é mistério para quem sabe que as coisas da criatividade humanna nasce sem que seja preciso adaptação em escolas.
Sou contemporâneo de Elmo Mendes, seu filho, onde fizemos parte do Primeiro Grupo de Escoteiros e estudamos juntos na Escola Isolado I que funcionava em frente, onde hoje é o Banco do Brasil, fico imaginando como seria hoje a presença de "Seu Pepeu" ministrando aulas de como se consegue dibrar as dificuldades do mundo comercial com a tenacidade, honestidade criatividade que nortearam sua existência na região de Petróleo.
Uma Rua da Igualdade que bem mereceu ter como um dos seus vultos mais queridos o homem desta Faisca de Memórias. Nos anos de 1996 uma de suas Bisnetas ocupou o cargo de Secretária de Educação no Governo de Carlos Emir e, a pedido do meu amigo e colega jornalista Paulo Sérgio Carvalho, editou meu livro CABE.LOS BRANCOS num resumo de alguns textos meus no jornal O REBATE que circulava em papel sob a direção do Paulo.
Hoje soube que esta mesma Bisneta, Marialva gentil está prestando seus valiosos serviços a macaense e educadora Marilena Garcia na Secretaria de Educação.Penso no resgate de vultos de nossas ruas que estão indo para o esquecimento...
Jose Milbs de Lacerda Gama editor de www.jornalorebate.com

Nenhum comentário: