Boas vindas

Que todos possam, como estou fazendo, espalharem pingos e respingos de suas memórias.
Passando para as novas gerações o belo que a gente viveu.
(José Milbs, editor)

5.11.08

Um dos mais ilustres e competentes servidores do velho INAMPS morre em Macaé: Wilson Valença foi exemplo de dignidade...


A notícia da morte de Wilson valança poe fim a uma vida de lutas e de grandes gestos para com o semelhante. Trabalhei ao seu lado no antigo INAMPS que virou SUS. Tinha uma maneira diferente da minha. Enquanto eu, me indignava com os desmandos de desvio de condutas de Médicos e de Chefias, indo às vias de fato e denunciava no "O REBATE" estes safados, ele, Wilson se conformava. Achava que tudo isso não iria mudar com minhas lutas e que "fazia parte do ser humano estes desvios". Cumpria a sua parte em seus plantões. Atendia a todos, dentro de um impecável e belo uniforme branco que punha a mostra sua beleza de homem bom e puro.
Wilson nunca chegou atrasado no INAMPS eu eu nunca cheguei no horário. Fazia de seu plantão de 24 horas uma missão de Funcionário Público Federal exemplar. Também não tinha dom de bajular chefias. Era esse, agora posso ver claramente com sua morte, sua marca registrada de homem sério e humano. Personalidade forte diante dos poderosos mais uma criança dócil no trato com os pobres e sofridos que a gente atendia no INAMPS. Wilson era sempre convocado para os mais graves atendimentos.
Enfermeiro, telefonista, grande amigo e um dos mais alegres papos nas madrugados no SAMDUjamais fez inimigos. Irmão mais novo de meu amigo Elias Valença e tio de Filipe que casou-se com minha linda filha Lais, Wilson era um dos mais antigos moradores do Porto do Limão.
Muitos como eu irão sentir, mais guardar nas paredes da memória, sua elegante e linda caminhava da casa onde viveu e morreu na rua José Ribeiro, até o Samdu e Inamps,cumprimentando a todos, dirante 30 anos.
Sempre estive sabendo da dor corpórea, vítima de uma grava doença. Antes, ele mesmo Wilson, me mostrava orgulhoso e viril, uma grande cirurgia que tinha sofrido no valente coração.
Hoje recebi um email de Lais que me comunicava sua morte. A natureza se uniu as tristezas de todos os moradores da Rua da Boa Vista e de uma grande parcela de pessoas da Região de Petróleo que tiveram o privilégio de conhece-lo e admirar sua retidez na vida terrena: choveu em toda a cidade...
O REBATE envia a todos os familiares, em especial ao meu amigo Baeca que me deu noticias de sua saude num encontro no BB, os sentimentos pela perda deste bondoso amigo e fiel companheiro.
Em nome de toda comunidade de funcionários do Ministério da Saude meus sinceros pesames. José Milbs de Lacerda Gama editor de www.jornalorebate.com

Nenhum comentário: