Boas vindas

Que todos possam, como estou fazendo, espalharem pingos e respingos de suas memórias.
Passando para as novas gerações o belo que a gente viveu.
(José Milbs, editor)

22.6.10

MACAE E NOVA FRIBURGO REVERENCIAM O GRANDE ESCRITOR E JORNALISTA AUGUSTO CARLOS CURVELLO DE MUROS





MORRE EM NOVA FRIBURGO O JORNALISTA, ESCRITOR, EX LIDER ESTUDANTIL DE MACAÉ, AUGUSTO CARLOS CURVELLO DE MUROS.
Radicado em Nova Friburgo desde os anos 70, Augusto trabalhou e se aposentou no Banco do Brasil. Nasceu em Macaé, estudou no Colégio Estadual Luiz Reid, participou ativamente do Movimento Estudantil nos anos 60 e foi diretor do Grêmio Cultural "Luiz Lawrie Reid em 1959 e Diretor da FEM (Federação dos Estudantes de Macaé) nos anos de 61, 62 e 63. De tradicional família macaense se destacou em Nova Friburgo como lider, jornalista e escritor. Vários de seus livros em romance estão esgotados em todas as livrarias.
Ontem conversamos, via Facebook, e ele dizia que estava se preparando para o lançamento de um novo livro e que, em breve viria à Macaé para rever amigos.
Hoje, O REBATE recebeu com tristeza, via seu primo e amigo Ivan Bastos, a noticia de seu falecimento, O coração não reisttiu a onda de grandes criações que era portador este velho amigo e companheiro de lides.
Em nome de O REBATE desejo deixar aos seus familiares os sentimentos de toda a nossa equipe.
José Milbs de Lacerda Gama editor de www.jornalorebate.com




Meu último dialogo com Augusto carlos domingo. Pouco depois ele morreria.

ATIVIDADE RECENTE


Augusto Muros
Augusto Muros
Zé Milbs, voce vai mesmo nesses eventos todos que voce confirma????

Jose Milbs Gama
Jose Milbs
alguns sim outros eu vou apenas divulgando no o rebate. e vc que conta de novo? qdo vier em macaé apvise abs jose milbs
domingo às 15:25 ·
Augusto Muros
Augusto Muros
Tudo bem, de novo o lançamento do meu livro UM MORTO NA CARONA, um romance policial que está vendendo bem, Continuo como cronista do jornal A VOZ DA SERRA e já comecei um novo romance, DONA GUIOMAR E O FANTASMA.
domingo às 17:49
Escreva um comentário...

AMIGOS E PRIMOS ESCREVEM SOBRE AUGUSTO:Jornalista e Prima ivana Figueiredo
José Milbs, boa noite!!

Antes mesmo de abrir o seu e-mail fui informada sobre a morte de Augusto pelo meu pai.
Lamento muito...
Era uma pessoa muito querida e vai deixar saudades.
O céu está em festa. Mamãe, tia Nair (mãe de Augusto), vovó Lili, Sérgio (filho de tio Carlos), tia Mariquita, entre tantos entes queridos vão aguardá-lo de "braços abertos" ao som de muito jazz...
Abs

Ivana.
Ivan Bastos primo e grande amigo:
José Milbs

Diante do susto da notícia da perda de uma pessoa tão querida, agradeço a homenagem ao Augusto Carlos e sei que ele gostava muito de você. Onde ele estiver, ele deve estar feliz de ter sido lembrado.
Grande abraço.Ivan.

Paulo Carvalho, jornalista, âncora do jornal do SBT, exz Secretário de Comunicação de Macaé e amigo fiel meu e de Augusto:
Caro Zé Milbs,
tenho lido sempre internéticamente o nosso querido REBATE. Parabéns pelo sucesso!

Hoje lhe escrevo pra comunicar, com tristeza, o falecimento do meu grande amigo macaense/friburguense Augusto Carlos Curvello de Muros, que por certo você também conheceu.
Ele sofreu um enfarte fulminante na manhã de ontem, em plena Avenida Alberto Braune, centro da cidade.
O corpo está sendo velado na antiga Câmara de Vereadores de Nova Friburgo e será cremado às 13:30h deste dia 22.
Muros foi fundador comigo do grupo de teatro GAMA, em 1966. Fizemos grandes peças juntos. A última em 2003, "Liberdade, Liberdade". Como eu, era torcedor roxo do Fluminense.
Ele foi ainda presidente do Nova Friburgo Country Clube, da Associação Friburguense de Imprensa e da Academia Friburguense de Letras.
Era cronista semanal nA Voz da Serra.
Deixa uma enorme penca de amigos, a viúva Clélia e os filhos Juliano e Carolina.
Deixa ainda um grande vazio na vida cultural e social de Nova Friburgo.

Um grande abraço. Paulo Carvalho.
Adeus, Augusto Muros





Robson Rodrigues
Lider da Área Pastoral
Igreja Batista da Serra

Não terei a pretensão de falar de uma pessoa tão ilustre e especial para Nova Friburgo como Augusto Muros, de suas qualidades, de suas colunas bem humoradas, críticas e reflexões, por ser um tricolor, um exímio escritor, amante do Jazz e da cultura, um pai de família, amigo e cidadão.
Adeus, Muros, que sua família seja consolada pelo Espírito de Deus, que o Pai das Luzes ilumine a sua família e que as melhores lembraças suas sejam preservadas na memória de Nova Friburgo.
Minha última e singela homengem a você.

Robson Rodrigues
Lider da Área Pastoral
Igreja Batista da Serra

Carlos Emerson Jr:

A morte de um escritor é uma perda muito maior para uma comunidade do que a de um político ou celebridade. No caso de Augusto Muros, cronista de nossa Nova Friburgo, chega a ser irreparável.

Infelizmente não o conhecia pessoalmente mas, em algumas oportunidades, tive o prazer de receber seus oportunos comentários aqui no Blog da Serra. Quando seu último livro, “Um Morto na Carona” foi lançado no Centro de Artes, eu estava no Rio, perdendo uma ótima oportunidade de conhece-lo ao vivo e à cores!

Sua crônica semanal no “A Voz da Serra” era imperdível, com seu estilo leve e gostoso de conversar sobre as coisas do cotidiano. Aliás, não deixe de ler sua última crônica publicada, “Como não falar na Copa ?”

Minhas sinceras condolências para a família e amigos.

Cultura e Arte Literatura Morre Augusto Muros, perda lastimável para a imprensa e a cultura friburguenses
Increase sizeIncrease sizeReset size
Morre Augusto Muros, perda lastimável para a imprensa e a cultura friburguenses
Voz da Serra
Qui, 24 de Junho de 2010 13:00
A imprensa e a cultura friburguenses estão de luto. Morreu ontem, 21, aos 67 anos, o jornalista e escritor Augusto Carlos Curvello de Muros. Ele foi vítima de parada cardíaca no início da tarde, quando caminhava pela Avenida Alberto Braune. Chegou ainda a ser socorrido por uma equipe de resgate do Corpo de Bombeiros e levado para o Hospital Raul Sertã, onde não resistiu aos primeiros socorros. Muros era um dos colunistas mais antigos de A VOZ DA SERRA, em que, nos últimos 30 anos, publicou crônicas sobre os mais variados temas. A última, intitulada, Como não falar da Copa?, foi publicada na edição do fim de semana passado. Seu corpo foi velado desde o fim da tarde de ontem no salão nobre da Academia Friburguense de Letras, entidade que ele presidiu entre 2005 e 2007. Seu corpo será cremado hoje, 22, às 13h30, no Crematório do Cemitério Luterano de Nova Friburgo.
Macaense, aposentado do Banco do Brasil e também ex-escriturário do Banco Predial do Estado do Rio de Janeiro. Autor de cinco livros, Augusto Muros dedicava-se atualmente à finalização do romance Dona Guiomar e o fantasma. Há dois meses lançou, no Centro de Arte, Um morto na carona, narrando curiosidades do dia a dia vivenciadas e ambientadas em Nova Friburgo, a partir do transporte de um passageiro que morre no banco do carona de um táxi durante uma corrida.
O primeiro livro de Muros foi lançado em 1980, com uma coletânea de crônicas publicadas em A VOZ DA SERRA, com o mesmo título de sua coluna na época, Aqui Friburgo. Cinco anos depois, lançou o romance Martini com cereja e em 1994, Minha doce Mila, uma reunião de contos. Em 2005, comemorando 25 anos de A VOZ DA SERRA, lançou outra coletânea de textos publicados no jornal em O índio paraguaio, que lhe rendeu um prêmio em Brasília.
Amante do jazz, tricolor convicto e fã ardoroso de Dorival Caymmi e Ary Barroso, Augusto Muros atualmente se rendia ao charme da serra em Nova Friburgo e o veraneio em Rio das Ostras, batizada por ele como a querida Rivière, mote ainda de muitas de suas últimas crônicas neste jornal. Defensor ferrenho da cultura local, Muros foi um dos fundadores do Grupo de Arte, Movimento e Ação (Gama), pelo qual participou de diversos espetáculos no município, entre eles A moratória, Auto da Compadecida, O noviço, Faz escuro, mas eu canto, A história de muitos amores, A história do zoológico e Liberdade, liberdade, este último produzido em 2003.
“Tenho plena certeza de que perdi um grande amigo e Nova Friburgo ficou sem um grande talento”, disse ontem o atual vice-presidente cultural do Gama e amigo pessoal de Muros, Júlio Cézar Seabra Cavalcanti, o Jaburu. No cinema teve participação no documentário de Sergio Madureira, Parada de um caminho.
Augusto Muros atuou também como diretor cultural e vice-presidente social e relações públicas do Nova Friburgo Country Clube, do qual também foi presidente; diretor social do extinto Clube dos 50; presidente da Associação Friburguense de Amigos e Pais do Educando (Afape) e ainda como secretário municipal de Indústria, Comércio e Turismo no governo do ex-prefeito Paulo Azevedo, entre 1997 e 2000. Na imprensa regional, além de A VOZ DA SERRA, Muros também atuou nos extintos jornais O Debate, Correio de Macaé, O Nova Friburgo, Rádio Friburgo AM e A Folha.
No biênio 2006-2008 foi também vice-presidente da Associação Friburguense de Imprensa (AFI), no primeiro mandato do atual presidente José Duarte. Augusto Muros deixa viúva a professora aposentada Clélia Maria e os filhos Juliano e Carolina. À família enlutada, direção e equipe de A VOZ DA SERRA enviam o mais profundo pesar.


José Milbs de Lacerda Gama, editor de O REBATE onde Augusto Carlos de Muros começou sua vida de cronista.

Um comentário:

Alberto Murteira de Muros disse...

Escrevo com considerável atraso para O Rebate, a respeito do falecimento de meu inesquecível primo Augusto Carlos. Em Friburgo todos o conheciam como "Muros", mas desde cedo eu me acostumei a chamá-lo de Augusto Carlos, que era como minha mãe, Marilena Murteira, que o adorava, sempre o chamou. Parte de tudo de bom que tenho em minha personalidade se deve a ele, especialmente o gosto pela leitura e pelo escrever. Augusto sempre me incentivou desde que eu era bem pequeno, dando-me de presente bons discos e livros, que muito me influenciaram até hoje. Lembro-me de quando ganhei dele discos do Egberto Gismonti, as revistas de "Tin-Tin" e um ótimo livro sobre Salvador Dali. Ele era meu gurú, meu mentor, meu amigo, e acho que ninguém tinha um jeito de se expressar e contar histórias como ele. Nunca me minha vida haverá um outro Augusto Carlos Curvello de Muros!