Boas vindas

Que todos possam, como estou fazendo, espalharem pingos e respingos de suas memórias.
Passando para as novas gerações o belo que a gente viveu.
(José Milbs, editor)

12.3.10

ESCOLA PRATT. DACTILOGRAFIA. asdfg... SAUDADES. DONA MYRSS GUIOMAR DE SHUELER...




São possoas que jamais ficam esquecidas. Um corpo frágil, um olhar de candura, uma presença alegre e uma voz que entrava dentro do mais puro de todos os recantos de nossa existência. Era muito mais que isso a linda imagem de Dona Myrss Schueller. Foi minha Professora de Geografia, minha mestre nas aulas de Dactilografia e mãe de meu amigo de jogos de Bola de Gude e guerra de coquinhos na Praça Verissimo de Mello. "Cadinho", era mais conhecido pelo apelido do que pelo nome de Ricardo...
Havia, nesta cidade de pouca memória, uma relação muito afetiva entre as pessoas. Ali mesmo, neste belo Solar que "Seu Gastão" deixou para os filhos e netos, era o lugar onde se aprendia, além do afeto e da cortesia de Dona myrss, a profissão de Dactilógrafo. Centenas de pessoas iam alí para aprender o asdfg e o çlkjh que nas velhas máquinas e com uma viseira formavam as pessoas. Ainda tenho guardado o DIPLOMA DA ESCOLA PRATT.
Este SOLAR foi derrubado. Não sei nem porque nem por quem. Imagino que deve ter sido para engordar alguns centevas em alguma conta de quem não devia saber do que existia por detrás da especulação. Bom seria se alguém tivesse a idéia de fazer a desapropiação a exemplo do Solar dos Mellos. Seria um marco de nossa história...
Felizmente o meu bom amigo Luiz Cláudio Bittencort, o querido e amado Dunga, guardou esta relíguia. (José Milbs, editor de O rebate)





"Amigo Milbs, ontem encontrei uma caixa de velhos negativos e, para minha surpresa, a imagem da casa onde funcionou a ESCOLA PRATT DE MACAÉ - Praça Veríssimo de Mello 201 - cuja professora era a Dona Myrss Guiomar de Schueller e Silva - a nossa querida dona MYRSS. Me emocionei profundamente !!!! A quando tempo eu vinha caçando a imagem desta casa onde a música era o telecoteco das teclas das máquinas de escrever. E quantos de nós por ali passamos - e aprendemos !!!! Acredito que você também aprendeu com ela.
Onde quer que ela esteja, que essa nossa homenagem possa alcançá-la e, carinhosamente, emocioná-la. Adoro esse meu coração de criança que não perde uma oportunidade de viajar pelos PATRASMENTE ( Odorico Paraguaçu ) da nossa cidade de Macaé.
Grande abraço. dunga"

Milbs, segue também com muito orgulho o meu diploma, escrito em gótico e a nanquim, que luxo !!!!
Bom ter parceiros de saudade, e como você enriqueceu a minha fotografia com o seu texto. valeu e muito !!!!
Aguarde-me, continuarei mexendo em minha caixa de negativos. dunga abraços.


SARINHA FREITAS, GRANDE AMIGA E MEMORIALISTA, FALA DE DONA MYRSS E ESPALHA CARINHO
Querido amigo José Milbs,
É sempre com enorme prazer que venho ler as suas crônicas que falam de pessoas e casos significativos. Esta é uma em que o tempo passa atropelando como uma máquina demolidora, deixando as antigas casas, que são verdadeiros patrimônios e que contém um baú de histórias e lembranças de muitos que hoje, felizmente, guardam na memória o pó eternizado por elas e revivido como a exemplo da fênix, através da afetividade e do precioso sentimento da gratidão. A gratidão jamais deixa que o pó da modernidade atropele os sentimentos humanos. E, com isso, há sempre os corações a favor das preciosidades da vida, de uma vida, de várias vidas significativas de pessoas que semearam e plantaram afeto, trabalho, amor e dedicação.




Parabéns pela belíssima e comovente crônica sobre dona MYRSS GUIOMAR DE SHUELER, a você e ao amigo Luiz Cláudio Bittencort.



Abraço



Sarinha Freitas
ESCRITOR E AMIGO JADYR ZANARDI FALA ESCREVE:

[iniciar bate-papo] Jadir:

21:13 | spam

Meu caro José Milbs....

Precisamos matar um pouco da saudade dos velhos tempos. Mil parabéns pela lembrança da Da Mirsys Schueller (profesora de datilografia). Quanta gente importante passou por ali.... E em nome do progresso destroem.....

Sobrando um tempinho, divulgue o lançamento em Niterói -Livraria Labyrinto (no Itaipu multicenter) dia 15 de abril - do livro Benedicto Lacerda - E a saudade ficou.

Se precisar envio a capa.

Abraços e esteja com Deus, sempre

Nenhum comentário: