Boas vindas

Que todos possam, como estou fazendo, espalharem pingos e respingos de suas memórias.
Passando para as novas gerações o belo que a gente viveu.
(José Milbs, editor)

9.8.09

Morre Aloisio Franco. O bicudense que foi fiel a natureza e aos pássaros





Aloisio Franco é um dos mais antigos habitantes de nossa região. Braço da Família Franco que habita e habitou os distritos e Bicuda, Bicuda Pequena e Cachoeira de Macaé. Nascido lá nas serras, "onde as águas correm sempre limpidas ao encontro de seus puros e alegres moradores", Aluisio veio menino para a cidade de Macaé. Sempre com seu olhar de meditação interior e um sorriso de concordência com tudo que venha a ser bom para as pessoas, ele conheceu a minha amiga e fundadora do PT no ano de 1978, Maria das Graças Franco.
Quando o PT precisava de ter quorun para se firmar como partido, quando poucos tinham coragem se se petista, lá estva o velho amigo votando, levantando seus braços e, corajosamente espunhar a bandeira. Hoje é fácil ser PT. Inchado, descaracterizado em sua essencia e caminhando mais e mais para o lixo da história, é bom reverenciar pessoas como Aloisio...
Aloisio era um homem que se identifica com a natureza. Gostava de dar vida a centenas de Canários Belgas por que sabia que soltos eles não resistiriam. Fazia da familia, de seus amigos e filhos, a continuação de seu mundo belo. Fomos visinhos e amigos. Quando ainda militiva no PT sempre o via apoiando com sua presença os moments iniciais do Partido. Poucos acreditavam na trajetória e chegada ao poder. Ele fazia parte dos poucos que sabiam que tudo iria acontecer...
Maria e Aloisio fizeram uma harmoniosa presença na vida de nossa Região de Petróleo. Criaram seus filhos como poucos o fizeram. Na luta de um dia a dia cruel, com poucos recursos mais nunca se dobrando aos poderosos eles foram cimentando o que de mais lindo um casal pode cimentar e deixar para as sua geração.
Hoje soube de sua morte e que seu supultamento se dará na Bicuda. Um bom filho a casa torna.
Os Francos fundaram a Bicuda e se espalharam por este mundão a fora. A volta de Aloisio às suas raizes e seu supultamente é a certeza de que seu sorriso, seu olhar e sua vóz de amigo, continuará vivendo nas mentes de todos que tiveram o privilégio de o conhecer em vida.
Maria das Graças, esta amiga guerreira e audaciosa que sempre esteve nas melhores lutas da trnsformaçao desta ingrata sociedade, não teria sido o que foi, é será, sem a presença de seu companheiro que a ombreava e apoiava em todas as lides.
Em nome de O REBATE, que nos seus 77 anos de Histórias sempre esteve ao lado das transformações da Região, envio as condolência a seus familiares e, em especial a sua velha companheira e Amiga Maria das Graças Franco. ( José Milbs de Lacerda Gama editor de www.jornalorebate.com )

Nenhum comentário: