Boas vindas

Que todos possam, como estou fazendo, espalharem pingos e respingos de suas memórias.
Passando para as novas gerações o belo que a gente viveu.
(José Milbs, editor)

30.6.09

Quando o trabalho é sério. Petrobras e Prefeitura formam 1 500 alunos...





Prefeitura e Petrobras formam mais 1500 alunos amanhã

O Centro de Educação Tecnológica e Profissional (Cetep), da Secretaria de Educação, mais uma vez comprova a sua importância na inclusão de jovens no mercado de trabalho. Nesta quarta-feira ás 18h na Cidade Universitária a Prefeitura promove mais uma formatura. Em parceria com a Petrobras já terão sido entregues 3100 certificados dos cursos de qualificação do Projeto Petrobras de Qualificação Profissional de Jovens e Adultos do Programa de Desenvolvimento Social de Macaé e Região (Prodesmar), mais da metade do número previsto no convênio. Em dezembro foram entregues 550 certificados e no dia 27 de maio outros 1050.

A meta do convênio é formar no total 5740 alunos até dezembro. “Com esta formatura são mais de 3 mil profissionais prontos para ingressar no mercado de trabalho. Oferecemos o que há de melhor em termos de ensino profissional”, comentou a secretaria de educação e vice-prefeita, Marilena Garcia.

A Educação por meio do Centro de Educação executa um dos quatro convênios assinados entre a Prefeitura Municipal de Macaé e a Petrobras no dia 03 de julho de 2008: O Projeto de Qualificação Profissional de Jovens e Adultos do Prodesmar, que consiste ainda em outros convênios firmados entre os governos federal, estadual e municipal, como a Duplicação da rodovia RJ-106 trecho Rio das Ostras-Macaé, Projeto Monitoramento por Câmeras e Despacho de Viaturas (novo 190) e o Planejamento Estratégico da Região Norte Noroeste.

Qualificação abre as portas para o mercado de trabalho - Os resultados das formaturas dos alunos dos cursos de qualificação profissional oferecidos gratuitamente pela Prefeitura em parceria com a Petrobras já podem ser observados. O profissional de nutrição, Wildes Félix Santos encontrava-se desempregado quando surgiu a oportunidade de emprego. No entanto, em meio aos pré-requisitos havia a solicitação do curso de Controle de Infecção Hospitalar. “Eu não tinha condições de pagar e o Centro de Educação me acolheu. Se não tivesse tido essa oportunidade aqui, teria que procurar em Salvador ou no Rio de Janeiro, o que seria muito caro”, comentou.

Os casos de sucesso são muitos, como o de Hugo Cezar Mattos, que após terminar o segundo grau, se viu sem emprego e precisando de uma oportunidade. “Hoje faço parte do programa de trainee da Plame Saúde. Fiz os cursos de Assistente de contabilidade, auxiliar administrativo e Introdução à Gestão Ambiental. Ao terminar o de contabilidade, o professor me indicou à empresa e imediatamente comecei o estágio”, explicou. Ele comenta que sem o Centro de Educação, não estaria tendo esta oportunidade. “Quando saímos do segundo grau nosso currículo está em branco. Aqui o jovem tem uma oportunidade gratuita de obter uma qualificação de qualidade”, ressaltou.

Além de ajudar pessoas a ingressarem no mercado, os cursos oferecidos gratuitamente também tem ajudado muitas pessoas a melhorarem suas oportunidades. È o caso de Fabiana de Lima Gabry, formada em Auxiliar de Laboratório. “Sempre gostei da área de saúde e quando surgiu à oportunidade me inscrevi no curso. Trabalhava em Farmácia, mas queria mudar de emprego. Hoje trabalho num laboratório fazendo algo que gosto”, comentou ela, que também passou no concurso da prefeitura para atuar na Fundação Hospitalar de Macaé.

Nenhum comentário: