Boas vindas

Que todos possam, como estou fazendo, espalharem pingos e respingos de suas memórias.
Passando para as novas gerações o belo que a gente viveu.
(José Milbs, editor)

4.12.08

Marcia Buckley com dignidade, é honra para a região de petróleo


MORADORA DE MACAÉ VENCE PRÊMIO DE VOLUNTARIADO INTERNACIONAL


Nesta sexta-feira, dia 5 de dezembro, Marcia Buckley, voluntária do Comitê AFS de Macaé, Rio de Janeiro, será laureada com o Prêmio Galatti de Voluntariado. Este prêmio é concedido aos voluntários da rede AFS Intercultural Programs que mais se destacaram a cada ano.
O AFS Intercultural Programs é uma ONG de intercâmbio cultural que está presente em todo o mundo e existe desde 1914. A organização, que se chamava American Field Service, começou com motoristas de ambulância norte-americanos que resgatavam feridos na França, durante a Primeira Guerra.
Stephen Galatti se uniu como voluntário ao American Field Service em 1915. Foi um idealista, visionário, pioneiro e pragmático, e transformou o AFS de uma organização que transportava feridos de guerra na primeira organização a realizar programas de intercâmbio estudantil. Hoje, o AFS é especializado na promoção de experiências de aprendizagem intercultural com o intuito maior de desenvolver uma cultura de paz mundial.
Mesmo nos primórdios da organização, Galatti sabia que o sucesso do AFS dependeria substancialmente do suporte de seus voluntários, da sua capacidade de se comprometer, se dedicar aos ideais da organização e inspirar pessoas em todo o mundo.
É por isso que, na rede AFS, todos os anos são indicados voluntários que tiveram destaque em seu trabalho. Dentre eles, os três que forem considerados pela organização como os que mais representam os valores da organização — dignidade, respeito pelas diferenças, harmonia, sensibilidade e tolerância —, são eleitos os vencedores do Prêmio Galatti.


AFS INTERCULTURA BRASIL: POR UM MUNDO MAIS SOLIDÁRIO


O AFS Intercultura Brasil (antigo American Field Service) é uma organização sem fins lucrativos fundada em 1956. Seu compromisso é a construção de um mundo mais solidário por meio do intercâmbio cultural entre os povos. A organização realiza no Brasil mais de 400 intercâmbios anuais com cerca de 30 países distribuídos em cinco programas – Escolar (High School), Estágio Não Remunerado, Trabalho Voluntário, Professores e Recebimento de Estrangeiros. Como não possui fins lucrativos, pode oferecer bolsas de estudo e fortalecer a preparação dos voluntários como política de qualidade.
Aliás, seu diferencial é o fato de voluntários serem os responsáveis por grande parte dos programas - são 30 mil em todo o mundo. No Brasil, este número chega a 1.000 pessoas organizadas em cerca de 96 comitês e representações locais do AFS, distribuídos pelas principais regiões do país. Por meio deles, os intercambistas passam por um processo de orientações e ao longo de toda a experiência, de suporte e apoio, que visa facilitar o processo de aprendizagem intercultural.

A HISTÓRIA DE MÁRCIA BUCKLEY NO AFS BRASIL


Márcia Bucley viajou pelo AFS para os Estados Unidos em 1977. Em 1991, quando se mudou para Macaé, ajudou a fundar o comitê do AFS na cidade e sua família foi a primeira a hospedar um estrangeiro na cidade.
Sua experiência de intercâmbio influenciou a vida de muitas pessoas, mas principalmente a dela própria. Desde que voltou para o Brasil estuda línguas com tanto afinco que se tornou tradutora juramentada.
Nos últimos 17 anos, Márcia tem sido uma voluntária exemplar. Sob sua atenta orientação, a cidade de Macaé já recebeu 44 estrangeiros e enviou para outros países 389 brasileiros pelo AFS. Atualmente, Márcia, seu marido, Willian David, e seu filho, Mário David, são voluntários do AFS.


Informações para imprensa:

ANA CLARA WERNECK

AFS Intercultura Brasil
Assessoria de Imprensa
E-mail: anaclara.werneck@afs.org
MSN: anaclarawerneck@hotmail.com
Tel.: (21) 3724-4464
(21) 9697-8873
(21) 7821-3697

Nenhum comentário: