Boas vindas

Que todos possam, como estou fazendo, espalharem pingos e respingos de suas memórias.
Passando para as novas gerações o belo que a gente viveu.
(José Milbs, editor)

15.9.07

PADRE NABAIS UM SIMBOLO DO "O REBATE" N A RESISTENCIA DOS ANOS 70


PADRE NABAIS EM MACAÉ. VIVA NABAIS...

Os anos 60/70 foram de grande importância politico;social para a nosso região. "O REBATE" lutava em favor das Liberdades e suas páginas eram sensuradas pelos detentores do poder. Nas oficinas da Rua Marechal Deodoro, 15o, no centro de Macaé funcionava nossa oficina. Era ali que, com letras compiadas uma a uma a gente fazia o jornal ir às ruas e o colocava nos corrêios para centenas de pessoas que moravam fora da região.
Padre Nabais era um de nossos COLUNISTAS. Suas matérias vinham sempre trazendo as belezas de seu apoio a nosso trabalho e fortalecia nossas almas com suas palavras de carinho e afeto.

Sempre à frente de seus pares ele sabia de nossa luta e caminhava com a gente "ombro a Ombro" na busca das liberdades democráticas e na batalha contra a corrupção que já existia em grande escala no poder.
Nabais jamais se intimidou com as idas e vindas de censores no nosso jornal. Seu linguajar, de além mares, misturava com as nossas falas e trazia o conforto para a investida em novas edições do "O REBATE "nos anos de chumbo...
Hoje recebe de meu velho companheiro Ubiratan, dos bons tempos alegres do nosso tempo de Previdência Social, que este grande amigo e Padre estará em Macaé, na Paróquia que ele fundou nos anos que referi acima.

Ubiratan:

Alô, Milbs. O Padre Nabais informou à secretária da Igreja de S. Paulo Apóstolo q estará em Macaé em 19/9, chegando entre 12 e 13:00h. No dia 20/9, às 19h30, deverá celebrar a missa na mesma igreja. Um abr.

Uma grata e feliz névoa de saudosa alegria tomou conta de minhas paredes memoriais e, indo ao PC, fiz este texto que passo para a internet com o intuito de imortalizar este homem simples, esta jovem português dos anos 70 que deu, com minha geração, passadas largas na redemocratização do Brasil
Interessante que sempre temos um Português nas grandes transformações de nossa história. E Nabais foi um destes portugueses que deram o grande impulso na imprensa de Macaé na busca de uma luz na liberdade que a gente almejava...
Boas vinda amigo Nabais. (José Milbs de Lacerda Gama, editor de O REBATE no www.jornalorebate.com )

2 comentários:

Unknown disse...

Ubiratan,:
Milbs. Gostei mto do texto e vou divulgá-lo. Só um detalhe: além dos bons tempos do INSS, tivemos tb os bons tempos de Faculdade, lembra-se? Ah, aquela Macaé dos anos 60, pela qual me apaixonei e q hoje não é a sombra do q foi. Abrs.

Anônimo disse...

Oii vô, decidi ver o seu jornal,adorei essa materia, achei muiito interessante (:
Daqui uns dias eu to aai ^^

beeijos