Boas vindas

Que todos possam, como estou fazendo, espalharem pingos e respingos de suas memórias.
Passando para as novas gerações o belo que a gente viveu.
(José Milbs, editor)

16.6.07

GUTO GARCIA ASSIS O NETO DE TINOCO...

Nos anos de 1967, 68 e 69 "O Rebate" noticiava o nascimento de um menino. "Nasceu Carlos Augusto Garcia Assis." O texto falava deste acontecimento que coroava de alegres gargalhadas o velho Tinoco Garcia. Na roda feliz de uma mesa no Bar e Restaurante Belas Artes, ele, na simplicidade que sempre era comum em sua fala, cercado de amigos, gente do POVO e alguns pequenos burgueses, Tinoco nao escondia a felicidade. Para ele, homem acostumado a dividir alegrias e riquezas, este momento era a sublimação da continuidade da Espécie. Nem sei se ele tinha lido o Charles Darwin. Mais um simples olhar nos seus olhos, que sempre acompanhavam o gargalhar feliz, se podia sentir a certeza da Perpetuação da Espécie...
O REBATE sempre estava presente na mesa alegre do Point dos anos 60/70. Cláudio Upiano Nogueira Itagiba, Redator do O REBATE, Armando Barbosa Barreto, Euzébio Luiz da Costa Mello testemunhavam este momento onde se podia também ver outros vultos históricos: Jorge e Jair Picanço Siqueira, Ruy Figueiredo Borges, Carlos Eduardo Durval Motta, Waldyr Siqueira, Marcio Paes, Mangueira, Roberto Moacyr Leite e Santos, Felix "Guarda", Felix "Relojoeiro"e Felix "Do Mercado", Alvaro Paixão Jr, Julita de Oliveira, ornamentavam as saidas dos "cafezinhos" que eram servidos por "Toninho" e sob o olhar dócil dos portugueses Diníz e dona Maria...
Nascia o menino Guto, filho do meu amigo Antonio Carlos de Assis, o bom Capitão e da filha mais velho do Carlos Augusto Tinoco Garcia, Marilena. Contemporâneo de meus filhos Luís Cláudio e Ana Cristina, Guto se ausentou das nossas ruas empoeiradas. Numa dessas loucas reuniões do PT, eu tive o prazer de revê-lo. Ao me ver, do outro lado de um grande auditório, se levantou e veio me abraçar. O mesmo andar do meu amigo Antonio Carlos e o mesmo olhar de Carlos Augusto eu vi no relance deste momento sublime. Perguntava sobre meus filhos com a mesma elegência de sua avô Magdá, amiga de minha mãe Ecila nos anos 30. Guto estava ali, sem ele mesmo saber nem notar, representando uma História viva de uma cidade que,as vezes, teima em se fazer de esquecida.
Hoje soube que o Prefeito Riverton o convidou para assumir uma pasta na Prefeitura de Macaé. Creio ser esta sua maior conquista. È o verdadeiro resgate da história de Macaé e sua Gente. Dignidade e competência nao faltarão a este lindo jovem que acariciei, ao colo,nos seus primeiros anos de vida. Assim como meus filhos ele também deve ser sofrido, em algum momento da história macaense, alguma das muitas farpas que são dirigidas a quem "brilha mais que alguns outros". Guto, como meus filhos souberam superar estas farpas e estão longe dos enriquecimentos ilícitos que enlameiam alguns de sua geração. Hoje, orgulho-me em dizer desta alegria que, tenho certeza, seria a do meu velho amigo Carlos Augusto Tinoco Garcia...
Parabéns de O REBATE ao Prefeito por resgatar parte vida de nossa história...

Nenhum comentário: