Edito o jornal O REBATE desde 1968, buscando escrever as histórias e fatos que podem levar as pessoas ao caminho belo de suas lembranças. Faço isso como o objetivo de deixar para as gerações futuras textos que possam servir de encantamento e pesquisas de pessoas que viveram nos anos em que vivi.
Boas vindas
Que todos possam, como estou fazendo, espalharem pingos e respingos de suas memórias.
Passando para as novas gerações o belo que a gente viveu.
(José Milbs, editor)
Passando para as novas gerações o belo que a gente viveu.
(José Milbs, editor)
27.12.11
Lembrando do Mestre Antonio Alvarez Parada - TONITO --
No que você está pensando?
Jose Milbs Gama
LEMBRANBDO DO MESTRE ANTONIO ALVAREZ PARADA O QUERIDO TONITO
Um dos grandes valores de nossa Velha Macaé. Tonito foi meu professor no SENAI, sua irmã, a linda e querida Anita minha mestre em Portugues, imrão do Colunista de O REBATE nos anos 60 Cezário Alvarez Parada, Irmão da simpatica e alegre Herminia, sofreu com Dona Artemia a morte prematura de Pilar a lindissima menina que a todos encantavam. Que a minha querida Detinha, sua fiel Companheira tenha um Ano de Luz e que Macaé não esqueça seus valores culturais que O REBATE, volando às Bancas em Janeiro, será o defensor... Grande Tonito. Grande Poeta e Historiador. Nosso Mestre.. Jose Milbs de Lacerda Gama editor de www.jormalorebate.com
http://www.jormalorebate.com/
www.jormalorebate.com
CEZARIO ALVAREZ PARADA JR E OUTROS, VIA FACEBOOK FALAM SOBRE TEXTO
Luiza Caetano Feliz Ano Novo Querido José Milbs, igualmente para o Rebate a continuação dos sucessos e das notícias
Cesareo Jr Alvarez Parada Obrigado Jose Milbs,pela lembrança. que tenha de igual valor tudo que a nossa familia foi desejado. abraços Cesareo Junior
4.12.11
Ex vereador da Região de Petróleo, Otoniel Gomes tavares, "TAECO" morre após Cirurgia. Corpo chega hoje em Macaé...
Neste domingo a noticia chegou e pegou todos de ssupresa. Aos 74 anos, o empresário e ex vereador Otoniel Gomes Tavares não resistiu a uma Cirurgia Cardíaca e faleceu no Rio de Janeiro.
Nascido em Carapebus, quando ainda era distrito de Macaé, capital nacional do Petróleo, desde cedo mudou-se para a cidade. Foi ferroviário nos no final dos anos 50 e,em no ano de 1966 foi eleito Vereador. Participou comigo na Camara dos Vereadores e juntos criamos um bloco parlamentar que era composto por mim, Jodyr Souto Correa, Lealdino Magalhaes, Roberto Garrido de Souza. Eramos do antigo MDB e fui lançado a Prefeito em uma das 3 legendas do partido.
Deixando a politica,dedicou-se ao Comércio de Tintas e fundou a TAECO TINTAS se firmando no ramo quando a cidade ainda engatinhava no progresso. Mesmo afastado sempre se preocupava com os problemas da comunidade e, das poucas vezes que tive contado com ele, sempre perguntava pelos andamentos jornalisticos de O REBATE e falava de sua preocupação com a saude...
Particioante ativo do LIONS CLUB DE MACAÉ onde sempre se destacava pelos seus dotes de assistencia os mais necessitados, era visto sempre colaborando com várias entidades sociais de Macaé e da cidad de Carapebus. O REBATE imortaliza sua presença na vida e sente sua morte que abre uma lacuna de grandes saudades a todos os moradores, principalmente os da Rua do Meio (Dr. Bueno ) onde ele tinha seu comércia a mais de 30 anos. Participante ativo na Maçonaria e membro de sua fundação conforme texto abaixo onde participou com destaque na Obra da sede em lembrança feita pelo obreiro e amigo Nemezio Nelman Albuquqerque:
"O homem Maçom deve ser o novo Prometeu que rouba o fogo
dos deuses e o entrega a seus semelhantes.
Neste fogo arderá a chama, essa sim, eterna, de liberdade.
Ernesto Guerrini
Já estavam ansiosos os craques, os olheiros e torcedores. O encontro das quintas-feiras na AMA, com o futebol, volta com plena força e vigor, com uma platéia exigente não perdoando seus ídolos quando estes pensam em uma grande jogada e o corpo não obedece. Afinal, são jovens promissores na véspera da melhor idade que se encontram para o salutar bate-papo regado a umas boas, com moderação, e o tradicional churrasco.
A abertura do campo aconteceu dia no 28 de setembro, dia em que o presidente da Associação, o Irmão Olivan Carlos Glória Moreira, zagueiro de estilo clássico, comemorava os seus 72 anos bem vividos.
Criada com grandes objetivos, no dia 6 de fevereiro de 1997, após uma série de reuniões entre as Lojas Obreiros de Macaé n◦ 2075, Gonçalves Ledo n◦ 49 e Perseverança Segunda n◦ 8, foi criada a Associação Maçônica Acácia – AMA. Seus diretores, ao longo deste período, vêm trabalhando em busca da construção de uma área de lazer agregada a um espaço para o Maçom idoso. A área destinada para construção deste espaço é de 5 mil m2, leva o nome de Centro de Excelência do Maçom Idoso Dr. Manoel do Carmo Losada, cuja Pedra fundamental foi lançada em outubro/2003, com a presença do Eminente Grão-Mestre do Grande Oriente do Estado do Rio de Janeiro, o Irmão Sérgio Tavares Romay, que vem dando todo o apoio ao projeto, junto com os Irmãos deputados da Poderosa Assembléia Estadual Legislativa Maçônica/GOERJ que aprovaram na Lei Orçamentária/2005, art. 16, anexo II, a destinação de uma verba mensal para a construção do Centro de Excelência do maçom Idoso.
A história desta Associação resume-se nos sentimentos nobres do Irmão Olivan Carlos Glória Moreira, unido aos propósitos de fundação de uma Loja Maçônica - Obreiros de Macaé n◦ 2075 (26) - cujos trabalhos fossem sempre direcionados ao congraçamento de um grupo. O pensamento de seus fundadores era que qualquer trabalho realizado em conjunto, com objetivos comuns, gera um maior potencial de forças, alcançando com mais objetividade as metas programadas. Esta página da vida, para o Irmão Olivan Carlos Glória Moreira, que vem sendo escrita pelos Irmãos de Macaé, tem um significado especial: que unificar pode ser utopia, mas a união e o comprometimento com a Ordem é de responsabilidade de todos os Maçons.
Conhecendo o pensamento comum desses valorosos Irmãos fundadores, o Irmão Olivan despojando de uma parte dos bens materiais de sua família, fez a doação de um terreno de 10 mil m2 à Maçonaria macaense, independente de potência, para construção de um Centro Geriátrico. Mais tarde ficou aprovado que 5 mil seríamos destinados para uma área de lazer.
“A AMA não tem fronteiras. A AMA pertence aos Maçons, portanto ela não é ligada a nenhuma Potência Maçônica”. Este pensamento é comum entre os Irmãos das Lojas fundadoras, que vêm buscando parcerias e recursos para o projeto. Hoje já se tem construído um campo de futebol, sauna, banheiros e uma área com cozinha, churrasqueira e bar.
A busca destes recursos já inseriu no calendário de eventos maçônicos da cidade, contando sempre com o apoio da Prefeitura Municipal do município, o Torneio Tiradentes, realizado anualmente com a presença de representantes de vários orientes e o Arraiá do Bode, também anualmente, reunindo outras instituições sociais representativas da cidade.
A partir de sua fundação já assumiram a presidência da associação os Irmãos Severino Alves Barbosa – Loja Gonçalves Ledo n◦ 49 -, Marcos Antônio Ferreira Franco – Obreiros de Macaé n◦ 2075 -, Olivan Carlos Glória Moreira – Obreiros de Macaé n◦ 2075 e Otoniel Gomes Tavares – Gonçalves Ledo n◦ 49".
Os seus familiares os sentimentos de toda a equipe de www.jornalorebate.com que, dentro de nosso convênio mundial com o Busca do GOOGLE, seu nome sempre estará acessado.
José Milbs de Lacerda Gama, editor de O REBATE e de www.jornalorebate.com
MACAENSE AUSENTE, NEILAH SOUZA AGUIAR ENVIA CONDOLENCIAS AO FAMILIA DO TAECO VIA FACE BOOK
"Macae perde um grande cidadão. Minhas condolencias à familia".
"Nenhuma circunstância exterior substitui a experiência interna. E é só à luz dos acontecimentos internos que entendo a mim mesmo. São eles que constituem a singularidade de minha vida". JUNG
Neilah Aguiar
www.facebook.com/Neila.Aguiar
MACAENSE JADYR ZANARDI, FALA DAS SAUDADES E DA PRESENÇA DE TAECO NA VIDA ESPORTIVA DE NOSSA REGIÃO.
Jadir Zanardi jzanardi@oi.com.br
19:46 (10 horas atrás)
para mim, Sônia
Boa tarde
Hoje, logo cedo antes de receber os cumprimentos pelo aniversário natalício, o respeitável irmão Jayme Pinto e a Sônia Golosov, pelo Grupo Espírita Pedro, tive a notícia do passamento do querido irmão Taeco (Otoniel Tavares).
O jornalista e querido amigo José Milbs descreveu um pouco da trajetória do Taeco....... me fez retornar uma Macaé que infelizmente não existe... Mas faltou dizer que foi também, levado pelas mãos de Satiro Esteves, jogador do Fluminense.... foi na verdade um centrofor (como se dizia na época)... não de grandes qualidades, mas lutador, como foi na vida. Amigo, fraterno e solidário.
Abraços a família enlutada. A vida é assim,,,,,,, Obrigado ao José Milbes pelo trabalho que há anos persevera e a querida Sônia Golosov...
Abraçaos aos irmãos das Lojas Maçônicas de Macaé e as de todo o Universo. Pois, saibam todos, o irmão Otoniel Tavaes, será recebido como bem merece no Vale mais iluminado da Grande Igreja Celestial.
Estejam com Deus, sempre
Cláudia Roberta Ozório Pereira:
BRASILEIRA QUE MORA NO CHILE E VELEJOU PELO MUNDO,ESCREVE AO O REBATE E FALA DO LIVRO ECILA E DAS BELEZAS DO TEXTO...
Querido Milbs,
Muito obrigada por toda sua gentileza, ve-se que voce eh um homem como sua mae, que ama pessoas. Todo seu trabalho do jornal eh muito lindo e de importante informacao para todos. O livro sobre sua mae eh excelente, sua mae e uma pessoa especial e espero que Macae toda ja esteja sabendo sobre o livro, eh uma joia. Gostei muito do jeito que escreve citando o nome das pessoas, parece tudo tao vivo.
Um abraco grande,
Claudia Roberta Ozorio Pereira
1.12.11
Pesquisa em familia de Benedito Lacerda confirma o que sempre achei ser verdade.. O PAI DE BENEDITO LACERDA, o Flautista, é MEU AVÕ MATHIAS LACERDA
Esta foto de Benedito Lacerda é o retrato que poderia ser de meu irmão Gallito, Zootecnista que mora em SP... Podem colocar o nome do Pai dele na sua certidão de nascimento e vir pegar comigo, seu sobrinho, o DNA...
sidney beckerc
Bom dia José,
Após ler a " Saga de Nhasinha " podemos encontrar a resposta sobre quem é o pai de Benedicto Lacerda, o grande Músico,Regente e Compositor de grandes sucessos: A resposta está, de forma bem delineada, contida nos trechos abaixo reproduzido e muito bem escrita por você, que com certeza é Sobrinho de Benedito Lacerda, pois o Pai do Flautista é Mathias Coutinho de Lacerda e a Mãe Maria Lousada,( mulher branca ) uma dessas duas senhoras de Conceição de Macabú (antigo distrito de Macaé).
( acrescentei o negrito para realçar a substancia )
" Além desse casal , Mathias Coutinho de Lacerda disse que tinha tido mais filhos durante o período de viuvez de seu relacionamento com duas senhoras de Conceição de Macabú. Estes meninos se chamavam Benedito. Ambos levavam seu sobrenome Lacerda.
Claro que a existência desses filhos naturais sempre acompanhou a vida de minha avó, que se referia a eles com afeto. Benedito Lacerda cresceu e entrou para a Leopoldina e foi um dos responsáveis para eu ingressar no SENAI, já que eu era seu sobrinho e ele me olhava sempre com carinho.
Era uma pessoa meiga como meiga era "Morgadinha" sua esposa. Durante a minha juventude eu tive Benedito sempre por perto, me dando bons conselhos e carinhos quer na Leopoldina, quer no Fluminense, onde ia com amigos. O outro Benedito seria o músico que foi morar no Rio de Janeiro. Tocava flauta.
Quanto ao "Benedito Flautista", não tenho confirmação de seu parentesco com meu avô. Embora ele tenha se casado com uma senhora de nome Ondina, tendo vindo em minha casa para conhecer minha avó, acho que a filiação com meu avô ficou longe devido ao pouco contato que tiveram com ele.
Mathias Coutinho de Lacerda nunca mentiu para Alice Quintino de Lacerda, daí o forte laço de carinho que norteou suas vidas durante o tempo em que se fizeram casados e que se estendeu na própria viuvez de Alice Quintino de Lacerda por longos 33 anos. "
O filho de Benedito Flautista que vc conversou via Facebook, com certeza era Oduvaldo Lacerda, ex-Coronel da Aeronáutica, que lamentalvelmente faleceu.
Eu sou casado com uma das netas do Benedito Flautista (Wyrthes) e consequentemente ela é bisneta de Mathias e dessa forma, se não estiver errado, é sua prima em 2º grau.
Assim sendo o ramo genealógico de Mathias/Benedito deu 3 netas e 1 neto e destes, 4 bisnetas e 4 bisnestos.
A " Saga de Nhasinha " ficou mais rica em informações.
Abraços,
Sidney
Nota: Aos 72 anos de idade eu sempre soube que o Benedito Lacerda era filho de meu avô Mathias. Vários históriadores já percorreram a cidade m busca de informes. Hoje eu tenho a certeza e a alegria de ter mais primos e primas espalhadas pelo Brasil.
Para quem tiver alguma dúvida basta ir até São Paulo, cidade de Tietê, procurar meu irmão, Antero Gallo Fernandes Junior, filho de minha mãe Ecila, de seu segundo casamento. Nunca vi rosto tão igual. E olhe que Bendito nasceu em mais ou menos 1905 e o meu irmão Gallito em 1958... Coisas da genética.
Jose Milbs de Lacerda Gama Editor...
De José Perlingeiro grande amigo da familia do Aerton de Dona jandyra e de seu Antero Perlingeiro: Escreva um comentário...
Jose Perlingeiro
Zé Milbs...muito obrigado. Você me fez recordar de uma época que eu era feliz e não sabia. Este é o meu hino com o maior cantor da musica popular brasileira. O Paulo Massadas e Sullivan autores desta musica linda, fizeram mais umas 15 inclusive sucessos na voz da Alcione, Obrigado mesmo parceiro. Esta musica faz parte de um tempo de muita felicidade. Beijão. Precisamos estar juntos é tomar um bom whisky 12 anos.Você não sabe o bem que me fez.
sidney beckerc
Bom dia José,
Após ler a " Saga de Nhasinha " podemos encontrar a resposta sobre quem é o pai de Benedicto Lacerda, o grande Músico,Regente e Compositor de grandes sucessos: A resposta está, de forma bem delineada, contida nos trechos abaixo reproduzido e muito bem escrita por você, que com certeza é Sobrinho de Benedito Lacerda, pois o Pai do Flautista é Mathias Coutinho de Lacerda e a Mãe Maria Lousada,( mulher branca ) uma dessas duas senhoras de Conceição de Macabú (antigo distrito de Macaé).
( acrescentei o negrito para realçar a substancia )
" Além desse casal , Mathias Coutinho de Lacerda disse que tinha tido mais filhos durante o período de viuvez de seu relacionamento com duas senhoras de Conceição de Macabú. Estes meninos se chamavam Benedito. Ambos levavam seu sobrenome Lacerda.
Claro que a existência desses filhos naturais sempre acompanhou a vida de minha avó, que se referia a eles com afeto. Benedito Lacerda cresceu e entrou para a Leopoldina e foi um dos responsáveis para eu ingressar no SENAI, já que eu era seu sobrinho e ele me olhava sempre com carinho.
Era uma pessoa meiga como meiga era "Morgadinha" sua esposa. Durante a minha juventude eu tive Benedito sempre por perto, me dando bons conselhos e carinhos quer na Leopoldina, quer no Fluminense, onde ia com amigos. O outro Benedito seria o músico que foi morar no Rio de Janeiro. Tocava flauta.
Quanto ao "Benedito Flautista", não tenho confirmação de seu parentesco com meu avô. Embora ele tenha se casado com uma senhora de nome Ondina, tendo vindo em minha casa para conhecer minha avó, acho que a filiação com meu avô ficou longe devido ao pouco contato que tiveram com ele.
Mathias Coutinho de Lacerda nunca mentiu para Alice Quintino de Lacerda, daí o forte laço de carinho que norteou suas vidas durante o tempo em que se fizeram casados e que se estendeu na própria viuvez de Alice Quintino de Lacerda por longos 33 anos. "
O filho de Benedito Flautista que vc conversou via Facebook, com certeza era Oduvaldo Lacerda, ex-Coronel da Aeronáutica, que lamentalvelmente faleceu.
Eu sou casado com uma das netas do Benedito Flautista (Wyrthes) e consequentemente ela é bisneta de Mathias e dessa forma, se não estiver errado, é sua prima em 2º grau.
Assim sendo o ramo genealógico de Mathias/Benedito deu 3 netas e 1 neto e destes, 4 bisnetas e 4 bisnestos.
A " Saga de Nhasinha " ficou mais rica em informações.
Abraços,
Sidney
Nota: Aos 72 anos de idade eu sempre soube que o Benedito Lacerda era filho de meu avô Mathias. Vários históriadores já percorreram a cidade m busca de informes. Hoje eu tenho a certeza e a alegria de ter mais primos e primas espalhadas pelo Brasil.
Para quem tiver alguma dúvida basta ir até São Paulo, cidade de Tietê, procurar meu irmão, Antero Gallo Fernandes Junior, filho de minha mãe Ecila, de seu segundo casamento. Nunca vi rosto tão igual. E olhe que Bendito nasceu em mais ou menos 1905 e o meu irmão Gallito em 1958... Coisas da genética.
Jose Milbs de Lacerda Gama Editor...
De José Perlingeiro grande amigo da familia do Aerton de Dona jandyra e de seu Antero Perlingeiro: Escreva um comentário...
Jose Perlingeiro
Zé Milbs...muito obrigado. Você me fez recordar de uma época que eu era feliz e não sabia. Este é o meu hino com o maior cantor da musica popular brasileira. O Paulo Massadas e Sullivan autores desta musica linda, fizeram mais umas 15 inclusive sucessos na voz da Alcione, Obrigado mesmo parceiro. Esta musica faz parte de um tempo de muita felicidade. Beijão. Precisamos estar juntos é tomar um bom whisky 12 anos.Você não sabe o bem que me fez.
Assinar:
Postagens (Atom)