Boas vindas

Que todos possam, como estou fazendo, espalharem pingos e respingos de suas memórias.
Passando para as novas gerações o belo que a gente viveu.
(José Milbs, editor)

20.6.09

ELIAS GOLOSOV, BORIS BLUMEN E STERN CHGARAM Á REGIÃO DE PETRÓLEO, FIZERAM AMIGOS E DEIXARAM SAUDADES E ENSINAMENTOS. MACAÉ TEVE O PRIVILÉGIO DE SUAS P

Poucas cidades do Brasil tiveram o privilégio de ter, como habitantes, homens que fizeram à história de seu Comércio, dedicaram sua vida ao carinho com o próximo.
Em 29 de Dezembro de 1927, assim conta os arquivos familiares de Elias Golosov. “Desembarcou em Santos e foi morar com seus tios onde trabalhou numa indústria de produtos de borracha, botas, capas de chuva, guarda-chuvas, entre outros”. Vinha com o coração partido pela dor de ter perdido o pai, uma irmã e um tio na Guerra Européia. Lutou para trazer para o Brasil sua mãe e uma tia mais nunca conseguiu.
Associado ao amigo Boris Blumen chegou à Macaé e dei início a uma trajetória comercial e social que marcaria para sempre a transformação da cidade ainda totalmente desprovida de homens desbravadores e alegres.
Aonde é hoje (2009) As lojas Pernambucanas e a Loja Preferida, na Antiga Rua Direita Boris e Elias criaram um “point” inédito na Região acostumada a um comércio nativo e fragilizado de idéias. Era o início de nosso “pool” comercial.
O Rebate nasceria no ano de 1932 sob a direção de Èrico Sardenberg e Antonio Duarte Gomes e acompanhou durante estes anos a história dos valores humanos de sua história.
Boris Blumen e Stern não tiveram descendentes. Segundo consta do Domínio Público Macaense ambos deixaram para dois jovens, à época, pobres que trabalhavam em suas lojas todo o seu patrimônio. Segundo relatos de meus familiares estes dois herdeiros foram José Vieira (Mobiliária Carioca) e Armando Borges (Mobiliária Macaense).
Elias, no entanto,deixou o maior de todo o patrimônio que um ser pode almejar neste mundo de rápida e esquecida passagem humana: Legou à Macaé uma prole que se espalhou por toda a Região e chega, hoje, a lugares distantes na mistura de uma genética feliz e de grandes feitos comunitários.
"O Rebate" queria perpetuar, em acessos em todo o mundo aonde chega à internet, este destacado homem de nossa história. Nosso intuito era e é transmitir a toda a comunidade o destaque deste simples Elias Golosov, habitante de Macaé e morador do simpático Bairro dos Cajueiros. Ali ele criou e educou seus filhos em companhia de Dona Alventina Maria da Silva Golosov que, além de companheira e amiga, dividiu com Elias o grande afeto que este casal soube refletir em todos que o conheceram nos anos 50 e 60 do Século XX.
Pessoalmente eu conheci “Seu Elias”. Tive contato com ele e admirava seu modo simples de tratar as pessoas. Sempre rodeado de homens do Bairro simples Seu Elias participava da transformação política de Macaé. Amigo do Ex-Prefeito Eduardo Serrano e do Ex-Governador Celso Peçanha ele lutou, ombro a ombro com os estudantes dos anos 60 para a conquista da transformação do Colégio Luiz Reid (pago) para Colégio Estadual Luiz Reid. Na qualidade de Líder Estudantil do Estado do Rio de Janeiro tive a honra de ter ido até “Seu Elias” para que assinasse Abaixo Assinado para que Celso Peçanha transformação o ensino pago em público.
Era com ele que o Ex-Prefeito Eduardo Serrano, em sua curta e meteórica passagem pela Prefeitura, se aconselhava com objetivo de manter a liderança junto aos menos favorecidos da periferia...
Amigo do humanista Médico Manoel do Carmo Losada, de Antonino Cure, Aristides de Souza, Carlinhos Curvelo e José Vieira de Almeida era sempre visto nestas companhias humanas quando de sua esticada ao Centro da Cidade e numa chegadinha rápida ao Bar e Restaurante “Belas Artes”. Todas as vezes que o Governador Roberto Silveira vinha até a região não deixava de procurar o “Seu Elias” nos Cajueiros onde deixou saudades e centenas de amigos...
Quando O Rebate quis homenagear este velho amigo da cidade, procurou uma de suas filhas. Verinha Golosov aceitou falar sobre a existência de seu pai e nos forneceu os dados precisos de que precisávamos na busca de um informe real.
Elias Golosov nasceu na Rússia no ano de 1914. Seus pais Alexandre Golosov e Anna Golosov viram a as lutas dos Bolcheviques na busca do poder em 1903 e 1905. A cidade de Zaparogype foi onde ele nasceu num dia 7 de Novembro.
Vera não esconde a emoção quando fala de seu saudoso pai e se dirigiu com afeto quando de minha busca dos dados sobre este velho militante Russo/Macaense: “
... Querido amigo José Milbs. Vai um pouco do que pude conseguir junto aos meus irmãos. Você nem imagina como falar de Papai, lembrar de papai, torna-me imensuravelmente feliz e eternamente enternecida e grata pela sua tão doce e sutil lembrança. Beijos neste lindo coração. Com minha gratidão sempre. Todo meu afeto e reconhecimento pelo seu profissionalismo e comprometimento. “Vera”.
Pois é ai vai o que falei no inicio do texto. Da riqueza e do bem maior deixado pelo Elias Golosov para a perpetuação da espécie humana que ele espalhou.
Seus filhos, Magali Golosov, Sonia Lúcia Golosov Alvarez Melon, Vera Lucia Golosov, Tânia Golosov, Kátia Golosov Cure e Elias Golosov Junior, espalharam ainda mais a genética deste grande Russo/Macaense. Mantendo a simplicidade do velho Elias e. a alegria de viver herdada, de seus ensinamentos. Criaram filhos e netos que se agruparam em vários setores da vida do Estado do Rio e de vários lugares do Brasil.
Os netos estão ai para seguimento desta geração de valares humanos. Rodrigo e Camile filhos de Soninha e de meu velho amigo José Maria Alvarez Melon que marcou presença na vida social, esportiva e jornalística de Macaé. Fiel a sua velha Espanha, chegou a cidade que amou e viveu trazendo as lembranças afetivas e sempre falada de seus irmãos: Camilo, Angelita,Júlia, Celestino,Maria Josefa, Geraldo, Manolo, Valentin e Agustina.
O Saudoso Thiago e Diego, filhos de Verinha e Cláudio Pedro, Alex, Eric e Victor filhos de Kátia e de meu amigo Marcus Darlan Maciel Cure, dos bons tempos de “Jânio Bigode na Cara” e das Lides Estudantis dos anos 60,Yuri, Raysa e Yago, filhos de Elias e Ana Christina e Ygor filho de Magaly e Humberto.
Pergunto a Verinha e ela me diz que ainda estão ai para espalhamento da genética de seu amado pai, os bisnetos: João Pedro Golosov Alvarez Melon Curvelo, filho de Camile e Sergio Curvelo Junior.
Destas raízes, verdadeiramente macaenses, forjadas na essência de uma cidade, onde a mistura de raças é a sua predominância, O REBATE foi buscar todas estas informações para conceituar o que significa uma chegada de um homem e o que desta chegada se tornou atual e benéfico para a historicidade.
Macaé é uma mistura de raças. Desde a Ferrovia, onde falo em http://www.jornalorebate.com/livro/int.htm nesta saudável mistura de gente até a chegada da Petrobras. Assim como seu Elias que, enriquece o cenário de nossa cidade/biografia com seus netos, filhos e bisnetos, futuramente outros historiadores irão se debruçar em outros vultos na importantíssima busca de fornecer aos leitores a realidade de lembranças que precisam e devem fazer parte de nossa história.
A partir de hoje, fica a disposição de todos, em qualquer cidade ou pais, a história de nosso “Seu Elias Golosov”. Um dos pilares de uma bela família e de bons amigos. Graças ao convênio de O Rebate com o Google internacional todos terão acesso a esta belíssima biografia humana. (José Milbs de Lacerda Gama, editor de www.jornalorebate.com).

Nenhum comentário: